O prefeito de Sete Lagoas, Douglas Melo, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária, Juca Bahia, estão em Brasília (29) para tratar da possível elevação das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, que podem chegar a 50%. A agenda tem como foco encontrar alternativas que minimizem os impactos na economia local e no setor siderúrgico da cidade.
(Foto: Divulgação/PMSL)
O cenário preocupa especialmente as empresas produtoras de ferro-gusa, que em 2023 exportaram para os EUA mais de US$ 400 milhões (cerca de R$ 2,5 bilhões), conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). A expectativa é que as novas tarifas entrem em vigor a partir de 1º de agosto, o que pode provocar uma retração significativa na cadeia produtiva da região.
De acordo com o secretário Juca Bahia, cerca de 4 mil empregos diretos podem ser afetados, além de outros 12 mil que dependem das atividades do setor. “O momento é de negociar com o governo federal para evitar essa taxação e buscar incentivos que fortaleçam a siderurgia”, afirmou.
Sete Lagoas possui 23 empresas siderúrgicas ativas, sendo que aproximadamente 70% das exportações municipais de ferro-gusa têm os Estados Unidos como destino. Algumas indústrias já suspenderam contratos internacionais, aguardando as definições das negociações. Para o secretário, os efeitos de um aumento tarifário seriam sentidos de imediato. “Não há como redirecionar as produções com rapidez. As exportações de ferro-gusa ficariam paralisadas”, disse em entrevista ao Diário do Comércio. Ele acrescentou que a elevada oferta global da commodity e os problemas logísticos tornam inviável a busca por novos mercados a curto prazo.
A missão na capital federal inclui reuniões com representantes do governo, órgãos ligados ao comércio exterior e à indústria, com o objetivo de barrar a medida tarifária e articular soluções de compensação ou apoio ao setor, garantindo a manutenção de empregos e a competitividade das empresas da região.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias