Um reservatório da Vale se rompeu na madrugada deste domingo (25), no limite entre Congonhas e Ouro Preto, na Região Central de Minas, e o fluxo de água atingiu áreas da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). A ocorrência foi confirmada pela Prefeitura de Congonhas, que informou não haver registro de feridos. Veja vídeo
Segundo a Vale, o extravasamento envolveu um dique pertencente à mina de Fábrica. Imagens registradas após o rompimento mostram grande volume de água avançando sobre áreas da CSN.
A Companhia Siderúrgica Nacional informou que o episódio provocou alagamentos na unidade Pires, pertencente à CSN Mineração. Entre os pontos atingidos estão o almoxarifado, acessos internos, oficinas mecânicas, áreas de embarque, além de outros setores e atividades da unidade.
Em comunicado, a Vale afirmou que as causas do extravasamento de água estão sendo apuradas e esclareceu que pessoas e comunidades da região não foram afetadas.
A Prefeitura de Congonhas informou que o rompimento ocorreu após chuvas intensas na região. De acordo com a administração municipal, o reservatório tinha a função de reter água pluvial, mas não suportou o grande volume registrado no sábado (24).
Equipes da Defesa Civil Municipal e o secretário de Meio Ambiente de Congonhas foram até o local do rompimento. A Defesa Civil Estadual também se deslocou para a área. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que, até o momento, não foi acionado para a ocorrência.
Em nota, a Vale informou que, na madrugada deste domingo (25), houve extravasamento de água com sedimentos de uma cava da mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG), e que o fluxo alcançou áreas de uma empresa na região. A companhia destacou que comunicou os órgãos competentes, que as causas estão em apuração e que o episódio não tem relação com barragens da empresa, as quais permanecem estáveis, seguras e monitoradas continuamente.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias

