Durante o segundo dia da Fenex – Feira de Negócios e Conexões de Sete Lagoas e região, a Prefeitura de Sete Lagoas oficializou sua adesão ao programa Cidades do Futuro, iniciativa do Governo de Minas destinada a transformar a gestão pública municipal por meio da inovação tecnológica. Com a assinatura, o município passa a compor um grupo de mais de 100 cidades que buscam aplicar inteligência, tecnologia e inovação para melhorar serviços prestados ao cidadão e atrair investimentos.
O anúncio foi realizado após o Painel Econômico Fenex, que contou com a participação do prefeito Douglas Melo, do diretor de Relações Institucionais do Iveco Group, Eduardo Freitas, do sócio da Veneto Family Office, Igor Magalhães Vêneto, e do subsecretário de Ciências, Tecnologia e Inovação do Governo de Minas, Lucas Mendes. No encontro, foram apresentados dados e projeções econômicas para o segundo semestre deste ano e para 2026.
Douglas Melo citou iniciativas já implementadas no município que combinam desenvolvimento econômico, tecnologia e inovação, como o programa Avança Sete Lagoas e o Guardião 7L – sistema de segurança com câmeras, leitura facial e de placas veiculares. Ele também destacou programas como: CEISEL (fomento ao empreendedorismo e à inovação); Agiliza 360 (modernização do licenciamento ambiental); Servidor Valorizado + Prata da Casa (benefícios a servidores e incentivo à economia local); Qualifica Profissional (capacitação alinhada às demandas do mercado); revitalização do Parque da Cascata (com melhorias e concessão à iniciativa privada); e o aplicativo 7L Resolve (facilita acesso a serviços públicos e vagas de emprego).
Para o subsecretário Lucas Mendes, o Cidades do Futuro busca ampliar a inovação tecnológica, diversificar o setor produtivo e desenvolver o potencial regional. A proposta é tornar as administrações municipais mais eficientes e menos burocráticas, além de fomentar um setor produtivo mais inovador e tecnológico.
O programa atua em cinco eixos estratégicos:
- Apoio à inovação e digitalização das prefeituras;
- Facilidade na contratação de soluções tecnológicas com agilidade normativa;
- Desenvolvimento de cidades inteligentes com diagnósticos de maturidade tecnológica;
- Fortalecimento do ecossistema local de inovação;
- Capacitação de servidores municipais com treinamentos gratuitos.
Com a adesão, Sete Lagoas reforça sua posição de destaque no cenário de inovação e tecnologia em Minas Gerais, avançando na implementação de uma gestão moderna e conectada às novas demandas da sociedade.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias