Um bloco de arenito calcífero pesando cerca de 700 quilos foi encontrado às margens da rodovia BR-050, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Dentro da pedra continha fósseis de dinossauro datados entre 66 e 70 milhões de anos atrás. O material foi descoberto por uma empresa de mineração de calcário que opera no local.
A rocha foi transportada para o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP) com a ajuda de moradores do bairro de Peirópolis que conseguiram uma pá carregadeira para o transporte. O material foi encaminhado ao Museu dos Dinossauros de Peirópolis, distrito rural de Uberaba.
O próximo etapa será preparar exemplares dos fósseis desse bloco e, em seguida, realizar a identificação, descrição e a catalogação.
Segundo o paleontólogo Paulo Macedo, técnico em Paleontologia de uma empresa de consultoria ambiental, o maior fóssil deve ser um fragmento do fêmur de um grande dinossauro carnívoro pertencente à família Abelisaurus.
“O abelissauro possuía um crânio grande e leve que poderia ultrapassar 80 centímetros de comprimento, possibilitando mover a cabeça com facilidade, isso aliado às pernas musculosas, que o transformavam em um terrível predador”, explicou Macedo.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE SEMPRE BEM INFORMADO, SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
Twitter:
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias/
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias