Um asteroide chamado 2024 PT5 irá orbitar a Terra entre os dias 29 de setembro e 25 de novembro, criando o efeito de uma "segunda lua" temporária, conhecida na astronomia como "minilua". Esses pequenos corpos celestes, capturados momentaneamente pela gravidade do planeta, são raros e difíceis de serem detectados.
O asteroide 2024 PT5 foi identificado em agosto por meio do sistema ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System), que monitora o céu em busca de objetos em movimento. De acordo com especialistas, o asteroide mede entre oito e 18 metros de comprimento e faz parte do cinturão de asteroides Arjuna, localizado a aproximadamente 149,6 milhões de quilômetros do Sol.
Embora o 2024 PT5 orbite a Terra por cerca de dois meses, sua passagem será discreta para a maioria das pessoas. O asteroide ficará a uma distância cinco vezes maior que a da Lua e, por ser muito pequeno, só poderá ser observado com telescópios profissionais. Após completar sua órbita em torno do planeta, ele retomará seu caminho pelo Sistema Solar, seguindo sua órbita ao redor do Sol.
Apesar da breve companhia, essas capturas temporárias de asteroides são eventos fascinantes, que ampliam o entendimento sobre o comportamento de pequenos corpos celestes próximos à Terra.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Threads
https://www.threads.net/@setelagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook: