O novo sistema de alerta da Defesa Civil de Minas Gerais começou a operar em todo o estado, ampliando a cobertura de avisos sobre riscos como alagamentos, enxurradas, vendavais e deslizamentos. A tecnologia foi oficialmente lançada nesta quarta-feira (4), após ser testada em Belo Horizonte no último domingo (1º), quando mensagens sonoras surpreenderam os moradores.
A Defesa Civil reforçou a importância de atenção às notificações. “O sistema funciona por geolocalização e informa apenas situações extremas. Se o alerta aparecer, não ignore. Procure um lugar seguro e avise quem estiver por perto”, orientou o órgão.
Como funciona o sistema?
Criado em 2022 pelo Governo Federal, o mecanismo utiliza redes de telefonia celular para enviar mensagens de texto acompanhadas de avisos sonoros. Mesmo que o celular esteja no modo silencioso, os alertas são audíveis, garantindo que sejam percebidos. A funcionalidade interrompe qualquer atividade no aparelho no momento da notificação.
Os alertas são direcionados exclusivamente para áreas de risco e não exigem cadastro prévio dos usuários. A comunicação é feita com base na cobertura das redes 4G ou 5G. A responsabilidade pelo envio das mensagens é das defesas civis estaduais e municipais.
Com a ampliação, Minas Gerais se junta a outros estados na utilização da ferramenta, que tem como objetivo principal salvar vidas ao informar a população com antecedência sobre possíveis desastres naturais.
Da Redação
Com informações BHAz
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook: