Sete Lagoas Notícias
PUBLICIDADE
  • banner
  • DESTAQUES
  • VARIEDADES
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • SAÚDE E BEM ESTAR
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • GERAIS

Café da manhã ajuda a proteger contra doenças cardiovasculares, diz estudo

10/03/25 - 10:12
Foto: Getty Images - Os benefícios de tomar café da manhã podem ir muito além de garantir energia para aguentar um dia inteiro pela frente. Um novo estudo mostra uma associação entre essa refeição e a proteção contra males cardiovasculares

 

 

Os benefícios de tomar café da manhã podem ir muito além de garantir energia para aguentar um dia inteiro pela frente. Um novo estudo, publicado em dezembro no periódico científico Journal of Nutrition, Health and Aging, mostra uma associação entre essa refeição e a proteção contra males cardiovasculares.

 

Pesquisadores da Espanha acompanharam, por três anos, 383 participantes do PREDIMED-Plus, projeto que reúne informações sobre o estilo de vida de mais de 7 mil espanhóis. Todos tinham entre 55 e 75 anos e estavam acima do peso ou com obesidade.

 

A análise evidenciou o elo entre o consumo de um desjejum saudável com uma menor circunferência da cintura, além do equilíbrio nas taxas de colesterol e triglicérides. Tais fatores aumentam o risco de distúrbios como a aterosclerose, que é o acúmulo de gordura nas artérias e fator de risco para infarto e outros problemas.

 

“Uma das hipóteses que ajudam a explicar esse resultado é a de que os adeptos dessa refeição tendem a se alimentar adequadamente não só pela manhã, mas também no decorrer do dia”, avalia Carla Muroya, nutricionista do Programa Obesidade e da Unidade Check-up do Hospital Israelita Albert Einstein.

 

No estudo espanhol, o café da manhã considerado de boa qualidade incluía proteínas, carboidratos e fibras. Havia pouco espaço para açúcares e gorduras saturadas, e a refeição correspondia a 20% das calorias diárias.

 

Além da proteção cardiovascular, outros trabalhos já mostraram uma relação entre a refeição matinal e o controle de peso — existem evidências de que ela ajuda a brecar o apetite. 

 

Mesmo com tantas benesses comprovadas, porém, muita gente prefere partir para as atividades cotidianas sem comer nada. “Há aqueles que não sentem fome logo cedo”, comenta a nutricionista Daniela Boulos, da Unidade de Check-up do Hospital Israelita Albert Einstein. 

 

Outros alegam enjoos. Questões como a rotina e, claro, as características de cada um, contam pontos nesse contexto. “Se a pessoa consegue atingir as metas de nutrientes ao longo do dia, não há problema em pular a refeição”, pondera Boulos. Afinal, é importante respeitar a individualidade.

 

Quem costuma exagerar no jantar pode acordar com pouco apetite, por exemplo. Mas, em geral, após oito horas de sono, a tendência é de que organismo precise suprir as reservas energéticas para, assim, garantir disposição. Até mesmo a cognição e o humor podem ser afetados pela falta de comida, sobretudo entre os mais suscetíveis.

 

Como encaixar o café da manhã na rotina

 

Uma queixa comum refere-se a crianças que têm aula cedinho e não conseguem se alimentar pela manhã. “Não dá para forçar, até porque algumas passam mal”, alerta Muroya. A recomendação é oferecer uma fruta ou um copo de leite, numa porção pequena e, só depois, na hora do lanche na escola, caprichar mais. Aí, o ideal é apostar em sanduíches, queijos, iogurtes que não precisam de refrigeração, entre outros.

 

Para todas as situações, incluindo a rotina de adultos que não costumam comer logo cedo, o planejamento é a palavra-chave, o que pode incluir o adiantamento do despertador em alguns minutos. “Deixar pronto na noite anterior também pode ajudar”, sugere Boulos. 

 

Uma alternativa deliciosa é a chamada overnight oat, que significa “aveia adormecida”. O preparo junta uma fruta, algum tipo de castanha, leite ou bebida vegetal, aveia ou outro cereal, e sementes como a de chia. Tudo disposto em camadas, num pote de vidro, que permanece na geladeira até o dia seguinte.

 

Lançar mão de shakes é mais uma opção. Segundo Daniela Boulos, uma boa sugestão é misturar o whey protein ou uma proteína vegana com o líquido de preferência, que pode ser leite, alguma alternativa vegetal ou mesmo água, e uma fruta.

 

Bebidas proteicas prontas e iogurtes de garrafinha também são práticos. Nesses casos, vale atenção redobrada aos rótulos: olho vivo na tabela nutricional e na lista de ingredientes, que deve ser enxuta e com nomes conhecidos. 

 

Aos que contam com tempo, mas ainda não têm o hábito de tomar café da manhã, a dica é começar com pequenas porções de alimentos e ir aumentando até se acostumar.

 

Qual o cardápio ideal?

 

Sobre o menu, tudo vai depender do perfil e das predileções de cada um. Mas essa é uma ocasião em que determinados alimentos costumam aparecer, como é o caso dos lácteos. E, na verdade, trata-se de um momento oportuno para consumir cálcio. 

 

Isso porque, no organismo, o mineral compete com o ferro na absorção, o que pode ser prejudicial, especialmente aos que têm risco de anemia. A recomendação é evitar fontes de cálcio em refeições que contenham carnes e feijões, como o almoço e o jantar.

 

O café da manhã também é uma oportunidade para encaixar frutas no dia a dia. Não custa lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de 400 gramas de frutas e hortaliças. 

 

As Pesquisas de Orçamento Familiar (POF) realizadas nas últimas décadas com milhares de brasileiros revelam que a ingestão desses alimentos está muito abaixo dessa meta. Mamão, melão, morango, banana, abacate e laranja são escolhas habituais, mas vale priorizar variedades regionais e da época, já que a sazonalidade ajuda a garantir alimentos frescos e saborosos.

 

Quanto mais colorida a mesa, mais rica em compostos protetores. Frutos contribuem com vitaminas, sais minerais e fibras, num combo que favorece a imunidade e a saúde intestinal.

 

Por falar em intestino, aveia e outros cereais, bem como pães nas versões integrais, também ofertam fibras. E todo esse grupo ainda oferece carboidrato, o aliado da disposição.

 

Tapioca, cuscuz, panqueca e até a mandioca e a batata-doce cozidas entram como alternativas que fornecem carboidratos. Uma sugestão é incrementar essas preparações, sempre que possível, com sementes como a linhaça, o gergelim e a chia, para evitar picos glicêmicos.

 

Combinar com fontes proteicas é mais uma dica para equilibrar a glicemia no desjejum. Além de contribuir para a musculatura, a proteína ajuda a prolongar a sensação de saciedade.

 

O ovo pode assumir várias formas, seja cozido, na omelete ou ainda em preparações como a crepioca. Leites, queijos, iogurtes, homus (pasta de grão-de-bico) e tofu são boas pedidas. 

 

 

Por Agência Einstein

Sete Lagoas Notícias

FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:

Twitter - X

https://twitter.com/7lagoasnoticias

Instagram:

https://www.instagram.com/setelagoasnoticias

Facebook:

https://www.facebook.com/setelagoasnoticias

Compartilhar
Tweet

Comentário(s)

Deixe seu comentário
PUBLICIDADE
  • banner

Saúde e Bem Estar

Vontade de doce à noite: sinais físicos e emocionais por trás do hábito
06/02/26 - 13:50
Vontade de doce à noite: sinais físicos e emocionais por trás do hábito
Minas Gerais deve registrar cerca de 93 mil novos casos de câncer por ano até 2028, aponta Inca
05/02/26 - 10:57
Minas Gerais deve registrar cerca de 93 mil novos casos de câncer por ano até 2028, aponta Inca
Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos alimentares; veja marcas afetadas
04/02/26 - 10:32
Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos alimentares; veja marcas afetadas
Além da pressão alta, excesso de sal aumenta risco de placas nas artérias e de infarto
03/02/26 - 14:41
Além da pressão alta, excesso de sal aumenta risco de placas nas artérias e de infarto
Nipah, gripe K e aviária: as doenças no radar de infectologistas em 2026
02/02/26 - 13:01
Nipah, gripe K e aviária: as doenças no radar de infectologistas em 2026
Dengue ou Oropouche? Estudo brasileiro revela as sutis diferenças entre as doenças
01/02/26 - 16:59
Dengue ou Oropouche? Estudo brasileiro revela as sutis diferenças entre as doenças
  • Vontade de doce à noite: sinais físicos e emocionais por trás do hábito
  • Minas Gerais deve registrar cerca de 93 mil novos casos de câncer por ano até 2028, aponta Inca
  • Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos alimentares; veja marcas afetadas
  • Além da pressão alta, excesso de sal aumenta risco de placas nas artérias e de infarto
  • Nipah, gripe K e aviária: as doenças no radar de infectologistas em 2026
  • Dengue ou Oropouche? Estudo brasileiro revela as sutis diferenças entre as doenças
  • Exagero ou transtorno? Médica explica diferença entre gula e compulsão
  • Sete Lagoas adota nova metodologia para reforçar controle da dengue e outras arboviroses
  • Uso medicinal: Anvisa autoriza cultivo de cannabis e venda em farmácias de manipulação
  • Vírus Nipah: entenda a doença de alta letalidade que causa novo surto na Ásia
  • Conheça sete padrões de pensamento que afetam a produtividade no dia a dia
  • Entenda por que assistir vídeos acelerados prejudica seu cérebro
  • Sofre com rinite? Veja plantas que ajudam no dia a dia
  • Comer carboidrato no jantar leva ao pré-diabetes? Entenda
  • Baixa vitamina D aumenta risco de internação por infecção respiratória
  • Acorda cansado? 7 causas que podem estar por trás disso
  • Inteligência emocional: 7 passos essenciais para sucesso na vida pessoal e profissional
  • Vitamina B12: entenda o que é, para que serve e os principais benefícios para a saúde
  • Nutricionistas listam benefícios do consumo diário de água com limão
  • Endocrinologista aponta 8 hábitos para reverter gordura no fígado
PUBLICIDADE
  • banner
  • banner

Veja Também

Sete Lagoas inaugura Centro Integrado de Coordenação e Controle com monitoramento inteligente
07/02/26 - 14:28
Sete Lagoas inaugura Centro Integrado de Coordenação e Controle com monitoramento inteligente
Pix volta ao normal após duas horas de instabilidade em vários bancos
07/02/26 - 14:02
Pix volta ao normal após duas horas de instabilidade em vários bancos
Giro Policial - Agressão, tráfico de drogas e falsa denúncia mobilizam PM em Sete Lagoas
07/02/26 - 11:12
Giro Policial - Agressão, tráfico de drogas e falsa denúncia mobilizam PM em Sete Lagoas
Influencer mineiro Henrique Maderite morre aos 50 anos
06/02/26 - 19:11
Influencer mineiro Henrique Maderite morre aos 50 anos
Destaque - Destruição Final 2
06/02/26 - 16:31
Destaque - Destruição Final 2
Pai de santo é preso suspeito de abusar de fiéis em Pedro Leopoldo
06/02/26 - 15:01
Pai de santo é preso suspeito de abusar de fiéis em Pedro Leopoldo

EDITORIAS

  • DESTAQUES
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • ECONOMIA
  • REGIÃO
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • ANUNCIE

COLUNAS

  • AUTONEWS
  • CONTABILIZANDO
  • SERENIDADE

LINKS ÚTEIS

  • VIA 040
  • PREFEITURA DE SETE LAGOAS
  • CÂMARA MUNICIPAL DE SETE LAGOAS
  • DETRAN-MG
  • CORPO DE BOMBEIROS
  • POLÍCIA MILITAR
  • Política de Privacidade

ESTAMOS NAS REDES

Sete Lagoas Notícias
  • quem somos
  • contato
  • anuncie

© Copyright 2026 - Sete Lagoas Notícias - Todos os direitos reservados

W Site Brasil