Embora comumente associada a gripes, resfriados e alergias, a sinusite também pode ter origem em problemas odontológicos, como infecções dentárias ou falhas em procedimentos. Identificar a causa correta da inflamação é essencial para o tratamento adequado e alívio rápido dos sintomas.
A cirurgiã-dentista e mestre em endodontia Valéria Bueno Melo, explica que algumas sinusites são odontogênicas, ou seja, estão diretamente relacionadas aos dentes. Esse tipo de sinusite compartilha sintomas com a versão tradicional, como coriza, pressão no rosto e dor de cabeça. No entanto, há uma característica distintiva: a dor, geralmente, se manifesta apenas de um lado do rosto e vem acompanhada por uma sensação de peso na cabeça.
A proximidade entre as raízes dos dentes superiores e os seios da face é o principal fator para o desenvolvimento dessa condição. “Os dentes posteriores estão muito próximos ao seio maxilar, e qualquer lesão ou cirurgia malfeita pode interferir nessas cavidades, gerando a sinusite odontogênica”, afirma Valéria.
Para tratar essa sinusite, é necessário primeiramente resolver o problema dentário. Isso pode incluir a extração de um dente comprometido, remoção de um implante ou até mesmo a retirada de uma broca. Além disso, o paciente geralmente precisa de antibióticos e acompanhamento por cerca de quatro meses.
Juliana Mussi, cirurgiã buco maxilo do Hospital Paulista, referência em otorrinolaringologia, destaca a importância de um diagnóstico detalhado, com anamnese, exames físicos e por imagem. Enquanto alguns casos podem ser resolvidos com medicamentos, outros demandam cirurgias endoscópicas, exigindo uma abordagem interdisciplinar entre dentistas e otorrinolaringologistas.
Ela ressalta que, sem tratar a causa odontológica, a sinusite pode se tornar recorrente e levar a complicações graves.
Da Redação
Com informações Hoje em Dia
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook: