As Prefeituras de Ipatinga, no Vale do Aço, e em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, em Minas Gerais, decretou esta semana o fim da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção contra a Covid-19 em locais abertos. Ambas as cidades fundamentaram a decisão na redução dos casos da doença e aumento do índice de vacinação.
Em Ipatinga, o decreto foi publicado na terça-feira (16). Segundo a prefeitura, o uso de máscaras ainda é obrigatório no transporte público coletivo, transporte de passageiros por aplicativos ou táxis, além de estabelecimentos comerciais, indústrias, entre outros.
Ipatinga já atingiu 70% da população vacinada com duas doses. De acordo com especialistas, esse índice pode atingir a chamada "imunização de rebanho".
O decreto em Patos de Minas foi publicado nessa quarta-feira (17). Assim como em Ipatinga, ainda é obrigatório o uso do item em locais fechados e em transporte público.
As cidades têm autonomia concedida pelo Superior Tribunal Federal (STF) para definir medidas de combate à pandemia. Portanto, o governo estadual não pode revogar a utilização obrigatória de máscara.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter:
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias/
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias