Sete Lagoas Notícias
PUBLICIDADE
  • banner
  • DESTAQUES
  • VARIEDADES
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • SAÚDE E BEM ESTAR
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • GERAIS

Em Copacabana, Bolsonaro defende anistia, acusa perseguição e garante que não vai fugir

16/03/25 - 13:34
Foto: Internet - Ex-presidente discursou em ato realizado em Copacabana; e que foi custeado pelo pastor Malafaia com o intuito de pressionar o Congresso pelo PL da Anistia

 

 

 

 

 

Diante de um possível julgamento por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro pediu neste domingo (16), na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

 

Bolsonaro também disse, durante a manifestação deste domingo, que “jamais poderia imaginar um dia na minha vida que teríamos refugiados brasileiros mundo afora”, referindo-se a apoiadores que pediram refúgio em outros países.

 

De cima de um trio elétrico, o ex-presidente afirmou ainda que os condenados pelos atos de 8 de janeiro “são inocentes e não cometeram nenhum ato de maldade”.

 

Essas pessoas são investigadas no Brasil – algumas têm mandado de prisão expedidos e outras já foram até condenadas – por uma série de circunstâncias, algumas por invadir e depredar as sedes dos Três Poderes, dois anos atrás.

 

Apesar de ainda se colocar como candidato a presidente em 2026, mesmo inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro ressaltou não ter “obsessão pelo poder, mas, sim, amor pelo Brasil”.

 

Ele garantiu que não vai fugir do Brasil. Ainda criticou o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e contestou a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ele.

 

Malafaia chama Moraes de ‘criminoso’ e Tarcísio ataca governo Lula

 

Custeada pelo pastor Silas Malafaia e capitaneada por Bolsonaro, a mobilização deste domingo é uma tentativa de pressionar o Congresso Nacional para aprovação do chamado PL da Anistia, para anular a pena dos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. O projeto de lei beneficiaria o próprio Bolsonaro.

 

Malafaia discursou em Copacabana. Em cima de um trio elétrico e ao lado de Bolsonaro, ele atacou Alexandre de Moraes. “O ministro Alexandre de Moraes é um criminoso”, disse o líder religioso ao discursar no evento.

“Ele é um ditador, que está extrapolando todas as leis do nosso País. É uma verdadeira perseguição política como a gente nunca viu na história do nosso país”, completou o pastor evangélico.

 

Também discursaram os governadores Cláudio Castro (PL-RJ) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), o senador Magno Malta (PL-ES) e os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Rodrigo Valadares (União-SE).

 

Todos falaram rapidamente ao microfone de um dos trios elétricos. Elogiaram Jair Bolsonaro, o colocando concorrente à Presidência em 2026, criticaram Alexandre de Moraes e defenderam a anistia.

 

Tarcísio aproveitou para atacar o governo Lula. “Ninguém aguenta mais arroz caro, gasolina cara, o ovo caro. Prometeram picanha e não tem nem ovo. E, se está tudo caro, volta Bolsonaro”, afirmou o governador.

 

“Qual a razão de afastar Jair Bolsonaro das urnas? É medo de perder a eleição, e eles sabem que vão perder?”, prosseguiu o governador. “Estamos aqui para lutar e exigir anistia de inocentes que receberam penas.”

Já Cláudio Castro, também ao microfone de um dos trios elétricos, puxou um coro pela anistia. “Esse povo veio de graça [para o ato] para pedir anistia já. O Rio de Janeiro clama ao Brasil: anistia já”, afirmou.

 

Pouco antes do ato, em entrevista à imprensa, Flávio Bolsonaro subiu o tom contra Alexandre de Moraes. “Não tenho dúvida que esse é um passo importante (a manifestação) para nós começarmos a derrotar o alexandrismo, que é o que ele está fazendo. Algo inimaginável há poucos anos no Brasil, que um ministro da Suprema Corte fosse rasgar a Constituição desse jeito, fosse inventar o seu próprio o seu próprio Código Penal e condenar as pessoas injustamente por vinganças.”

 

Sóstenes disse que entrará com pedido pela urgência do PL da Anistia

 

Líder do PL na Câmara, Sóstenes afirmou que entrará com pedido pela urgência do projeto de lei a favor dos condenados pelos atos de 8 de janeiro. Até o momento, 480 pessoas receberam penas que variam de 3 anos a 17 anos de prisão. O PL da Anistia é debatido desde o ano passado e ganhou força após pressão do partido de Bolsonaro.

 

“Estou assumindo aqui o compromisso com todos vocês de que nesta semana, quinta-feira [20], na reunião do colégio de líderes, nós vamos dar entrada com a minha assinatura e dos 92 deputados do PL e de vários outros partidos que eles vão ficar surpresos, para que nós possamos pedir a urgência do PL da Anistia para entrar na pauta na semana que vem”, afirmou Sóstenes.

 

Jair Bolsonaro tem buscado presidentes de partidos e lideranças de Centro em busca do apoio para o PL da Anistia. “Há poucos dias, tinha um velho problema e resolvi, com o (Gilberto) Kassab em São Paulo. Ele está ao nosso lado com a sua bancada para aprovar a anistia em Brasília , afirmou Bolsonaro em seu discurso deste domingo.

 

No entanto, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), já disse não ter interesse em andar com propostas polêmicas. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), afirmou que a proposta “não é assunto dos brasileiros”.

 

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro decidiu não ir à Copacabana para passar por um procedimento estético. Presidente do PL Mulher, ela foi uma das figuras políticas que convocaram a população a participar da manifestação, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais. Também estava entre os nomes previstos para discursar.

 

Atos de 8 de janeiro são citados em denúncia da PGR contra Bolsonaro e aliados

 

Os atos de 8 de janeiro ocorreram uma semana após a posse de Lula. Enquanto Bolsonaro estava nos Estados Unidos, seus simpatizantes exigiam uma intervenção militar para derrubar Lula.

 

Os atos de 8 de janeiro são uma das razões que levaram a PGR a denunciar o ex-presidente 33 aliados por um suposto plano de golpe de Estado para tentar permanecer no poder.

 

A Primeira Turma do STF terá sessões em 25 e 26 de março para decidir se Bolsonaro e mais sete viram réus. Eles são acusados no denominado Núcleo 1, que, conforme a investigação da Polícia Federal, era formado pelos líderes da suposta trama golpista.

 

O grupo foi acusado de praticar os crimes de organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

 

Do O Tempo

Sete Lagoas Notícias

FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:

Twitter - X

https://twitter.com/7lagoasnoticias

Instagram:

https://www.instagram.com/setelagoasnoticias

Facebook:

https://www.facebook.com/setelagoasnoticias

Compartilhar
Tweet

Comentário(s)

Deixe seu comentário
PUBLICIDADE
  • banner
  • banner

Política

Prefeitura de Sete Lagoas lança cursos gratuitos para capacitação de mulheres na indústria
25/09/25 - 14:08
Prefeitura de Sete Lagoas lança cursos gratuitos para capacitação de mulheres na indústria
Movimento Grande Roda celebra 16 anos em Sete Lagoas com programação cultural diversificada
24/09/25 - 11:33
Movimento Grande Roda celebra 16 anos em Sete Lagoas com programação cultural diversificada
Governo desmente boato sobre notificação a adultos que moram com os pais
23/09/25 - 10:36
Governo desmente boato sobre notificação a adultos que moram com os pais
Sete Lagoas abre inscrições para curso gratuito de Técnicas de Operação de Caixa
22/09/25 - 14:33
Sete Lagoas abre inscrições para curso gratuito de Técnicas de Operação de Caixa
Vereadores acompanham funcionamento da Estação de Tratamento de Água do SAAE em Sete Lagoas
19/09/25 - 11:30
Vereadores acompanham funcionamento da Estação de Tratamento de Água do SAAE em Sete Lagoas
SAAE, Prefeitura e PM reforçam integração para aprimorar atendimento à população
18/09/25 - 13:40
SAAE, Prefeitura e PM reforçam integração para aprimorar atendimento à população
  • Prefeitura de Sete Lagoas lança cursos gratuitos para capacitação de mulheres na indústria
  • Movimento Grande Roda celebra 16 anos em Sete Lagoas com programação cultural diversificada
  • Governo desmente boato sobre notificação a adultos que moram com os pais
  • Sete Lagoas abre inscrições para curso gratuito de Técnicas de Operação de Caixa
  • Vereadores acompanham funcionamento da Estação de Tratamento de Água do SAAE em Sete Lagoas
  • SAAE, Prefeitura e PM reforçam integração para aprimorar atendimento à população
  • Prefeitura de Sete Lagoas lança editais de incentivo a projetos culturais 2025
  • Prefeitura de Sete Lagoas abre consulta popular para elaboração do PPA 2026–2029 e da LOA 2026
  • Minas Urbano leva esportes gratuitos ao Parque Náutico da Boa Vista em Sete Lagoas
  • Prefeitura de Sete Lagoas autoriza reforma integral da Escola Aurete Pontes
  • STF autoriza INSS a cortar auxílio-doença sem nova perícia médica
  • SAAE inicia revitalização de 16 reservatórios para garantir abastecimento de água em Sete Lagoas
  • Sete Lagoas será sede da ExpoMinas Florestal 2026, a maior feira da indústria florestal do Brasil
  • Convênio garante 40% de desconto em mensalidades da FASASETE para servidores de Sete Lagoas
  • Agentes de Endemias de Sete Lagoas recebem treinamento para Campanha de Vacinação Antirrábica
  • CMDCA de Sete Lagoas divulga edital para seleção suplementar de conselheiros tutelares
  • Sete Lagoas promove Rodas de Conversa ‘Cuidar e Ensinar’ com foco na Disciplina Positiva
  • Sete Lagoas empossa Mesa Diretora do Conselho Municipal de Juventude
  • Governo adia por 2 meses recolhimento do Simples Nacional de empresas afetadas pelo tarifaço
  • Sete Lagoas realiza 4ª edição do Fé em Família com louvor e oração na Serra de Santa Helena
PUBLICIDADE
  • banner
  • banner

Veja Também

Confira as ofertas de emprego do UAI/Sine Sete Lagoas para esta sexta-feira (26/09)
25/09/25 - 16:53
Confira as ofertas de emprego do UAI/Sine Sete Lagoas para esta sexta-feira (26/09)
Adolescente é esfaqueada durante briga a caminho da escola no interior de Minas
25/09/25 - 14:30
Adolescente é esfaqueada durante briga a caminho da escola no interior de Minas
Entenda riscos de usar cotonete e como cuidar da saúde do ouvido
25/09/25 - 14:23
Entenda riscos de usar cotonete e como cuidar da saúde do ouvido
Prefeitura de Sete Lagoas lança cursos gratuitos para capacitação de mulheres na indústria
25/09/25 - 14:08
Prefeitura de Sete Lagoas lança cursos gratuitos para capacitação de mulheres na indústria
Pesquisa mostra avanço em salas de aula com proibição de celulares
25/09/25 - 11:12
Pesquisa mostra avanço em salas de aula com proibição de celulares
Motorista de aplicativo é surpreendido por criminosos durante corrida em Sete Lagoas
25/09/25 - 10:59
Motorista de aplicativo é surpreendido por criminosos durante corrida em Sete Lagoas

EDITORIAS

  • DESTAQUES
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • ECONOMIA
  • REGIÃO
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • ANUNCIE

COLUNAS

  • AUTONEWS
  • CONTABILIZANDO
  • SERENIDADE

LINKS ÚTEIS

  • VIA 040
  • PREFEITURA DE SETE LAGOAS
  • CÂMARA MUNICIPAL DE SETE LAGOAS
  • DETRAN-MG
  • CORPO DE BOMBEIROS
  • POLÍCIA MILITAR
  • Política de Privacidade

ESTAMOS NAS REDES

Sete Lagoas Notícias
  • quem somos
  • contato
  • anuncie

© Copyright 2025 - Sete Lagoas Notícias - Todos os direitos reservados

W Site Brasil