Um idoso de 67 anos morreu durante uma cerimônia religiosa em uma igreja do Santo Daime localizada em Macacos, distrito de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na madrugada desta terça-feira (6). A Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte.
Segundo informações do boletim de ocorrência, o homem teria sofrido uma parada cardíaca enquanto participava de um culto. Ele teria tomado um chá de ayahuasca, bebida que faz parte do ritual da religião.
A doutrina do Santo Daime, conhecida pelo uso do chá de ayahuasca, uma bebida psicodélica com propriedades alucinógenas, é frequentemente utilizada em práticas religiosas e terapêuticas.
Testemunhas acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) imediatamente após o ocorrido, porém, ao chegar ao local, a equipe médica constatou o óbito do idoso.
A polícia trabalha com a hipóteses de que o homem teria tido um mal súbito, mas como existe a possibilidade de ataque cardíaco ter sido causado em função da ingestão do chá, o corpo do idoso foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal Dr. André Roquette (IMLAR) para ser submetido a exames.
A igreja do Santo Daime, em nota oficial, informou que a vítima era membro da comunidade há mais de 30 anos e possuía histórico de doenças cardíacas e diabetes. A instituição religiosa afirma ter prestado os primeiros socorros ao idoso e colaborado com as autoridades durante a ocorrência.
O uso do Sacramento do Santo Daime dentro do contexto religioso tem fundamento legal na Resolução nº 01 do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas – CONAD, de 26 de janeiro de 2010, que dispõe sobre normas e procedimentos compatíveis com o uso religioso da Ayahuasca e dos princípios deontológicos.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook: