Foto: Divulgação - Empresário de Sete Lagoas foi um dos agraciados com a honraria chancelada pelo Exército Brasileiro no feriado da Proclamação da República
Da Redação
O empresário Sebastião Orlando Martins da Silva foi condecorado nessa terça-feira, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, com o Colar da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, honraria chancelada pelo Exército Brasileiro. A cerimônia de entrega foi feita em Belo Horizonte, na sede do Grande Oriente do Brasil (GOB-MG), no Bairro Heliópolis.
A solenidade ocorre anualmente no feriado de 15 de novembro, em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca, responsável por Proclamar a República na mesma data, em 1889. Sebastião Orlando estava entre mais de 150 personalidades agraciadas com a homenagem. Ele é também autor da coluna Política e Gestão no Portal SeteLagoasNotícias.com.br.
A OCIM
A Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira (OCIM) é uma instituição cívica, filantrópica e cultural que tem como pilar do seu objetivo social um dos mais importantes movimentos sócio/culturais e histórico do Estado de Minas Gerais: a Inconfidência Mineira. Tem na sua essência uma das mais importantes premiações, ao reconhecimento de pessoas físicas e jurídicas que prestam comprovados serviços à história, a cultura e a sociedade. Merecer uma das comendas da OCIM, no âmbito militar, por exemplo, é quesito importante no curriculum. No âmbito civil tem o conceito e o respeito de toda sociedade como o “dever cumprido” enquanto cidadão de bem.
É seguidora dos princípios tradicionais da Ordem dos Cavaleiros Hospitalares de Vila rica, criada na antiga capital de Minas Gerais, possivelmente pelo inconfidente Tomás Antônio Gonzaga, por volta de 1779, atuando naquela cidade na época da colônia e que paralelamente as atividades assistenciais praticadas, foi também o berço do movimento que mais tarde veria ser conhecida por Inconfidência Mineira.
A OCIM vem desenvolvendo, intercedendo, organizando, apoiando e premiando iniciativas culturais ao longo de sua história. Como ações filantrópicas, arrecada e distribui roupas, remédios, cestas básicas, apoio residencial, apoio a deficientes e operações emergenciais. Está entre as Ordens Cavalheirescas e Humanitárias de caráter liberal e independente do controle de qualquer autarquia ou organização religiosa ou filosófica. É reconhecida como uma das mais antigas do território Nacional, atendendo ao terceiro setor do governo.
A OCIM tem como patrimônio sua sede em Belo Horizonte/MG e o sítio da Varginha (tombado pelo patrimônio histórico de Minas Gerais), local onde está sendo implantado o projeto do Centro Cultural “Estalagem dos Inconfidentes” registrada no cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, em 1996, mantendo sua prestação de conta com os órgãos competentes e seus associados ativos.