Fundado em 1880, época em que funcionava em uma antiga casa de Sete Lagoas, o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) vem lutando ano após ano para se manter firme, estruturado e bem preparado para atender a população da cidade e de mais 35 municípios da região, totalizando mais de 650 mil pessoas atendidas, atualmente.
Na manhã dessa quinta-feira (01), no auditório, foi realizado o primeiro Fórum do 3º Setor, em busca de uma mobilização social e participação da comunidade para promover a criação de projetos, debater a otimização de procedimentos e novas perspectivas para a instituição, com foco na capacitação de recursos não operacionais.
O evento contou com boa participação do público, incluindo colaboradores da Irmandade Nossa Senhora das Graças (INSG), entidade mantenedora do hospital, empresários e representantes do poder público. Na ocasião foram debatidos alguns problemas que comprometem a atuação do hospital, como a não atualização há mais de 15 anos da tabela SUS, por parte do Governo Federal.
O presidente do HNSG, Heber Moreira, falou da importância que a unidade de saúde tem para Sete Lagoas e região e do momento difícil que a saúde pública atravessa com a limitação de investimentos. “Sabemos que todas as Santas Casas estão passando por dificuldades em todo o Brasil, isso é notório, e não temos o privilégio der ser diferentes. Todo setelagoano tem uma história com o Hospital Nossa Senhora das Graças, que há 137 anos está lutando para melhor atendê-los”, disse.
O membro efetivo do Conselho Fiscal do HNSG, Adélio Araújo de Faria, fez uma apresentação sobre a importância do voluntariado para a Irmandade, onde as pessoas podem ser atores sociais e agentes transformadores, prestando serviços não remunerados em beneficio da comunidade, doado tempo e conhecimento. “Se não fosse o voluntariado, talvez não estivéssemos reunidos aqui hoje. Temos que ter sempre em mente uma ação continuada para o exercício da cidadania”, complementa Faria.
O Diretor Geral do HNSG, Cleber Amorim, destacou alguns pontos do Planejamento Estratégico do hospital, como a Imagem Institucional. “Se nós geramos um valor que é uma saúde de qualidade, e geramos isso ao atendimento da população com os níveis de caridade, de atenção social, a gente espera que a sociedade também transforme isso em gratidão. O que a Instituição precisa dentro do cenário econômico financeiro é efetivamente transformar vários projetos e campanhas em resultado financeiro. E uma coisa que o nosso Conselho garante a toda sociedade usuária do hospital é a competência, transparência e a retidão na aplicação desses recursos financeiros”, diz o diretor geral.
Troca de experiências
Como palestrantes, também participaram do evento a presidente da Federação das Santas Casas de Minas Gerais (Federassantas), Kátia Rocha, e Hosana Cabral, Gestora de Marketing experiente em consultorias de captação de recursos.
Kátia fez sua apresentação sobre o tema “O Terceiro Setor no HNSG como ferramenta de financiamento” e destacou as diferenças entre a noção de entidades públicas não estatais, destacando que a lógica de que público não é igual a estatal.
“A participação da comunidade é uma forma de maior excelência de participação que está inserindo, executando e produzindo atendimento de saúde por excelência, que nós temos instituições hoje que além de participar do sistema produtivo e prestação de serviço de saúde, tem também outra função fundamental e que talvez a gente não saiba exercer, o controle, a participação e a cobrança do poder publico, quanto à construção e execução das políticas publicas de saúde.” completa Kátia Rocha.
Ainda de acordo com Kátia Rocha, o poder público coloca as instituições filantrópicas a mercê de situações de penúria financeira, sobrevivendo à custa de empréstimos bancários e não vem conseguindo prestar o que a comunidade e a população teriam, condições de prestar, se fossem tratadas de uma maneira mais respeitosa.
Já Hosana Cabral descreveu conceitos sobre “Crowdfunding e outras ferramentas para captação de Recursos Não Operacionais (RNO)”. Durante o evento ela apresentou alguns cases e algumas estratégias de Marketing que podem fazer a diferença e dar resultados na captação de recursos para o Hospital Nossa Senhora das Graças.
Por Renato Guedes
Sete Lagoas Notícias