A forte chuva de granizo que atingiu Pedro Leopoldo nesta quarta-feira (29) causou muitos estragos na cidade e deixou famílias desabrigadas. Ruas foram alagadas, imóveis destruídos, árvores caíram e carros foram arrastados em vias públicas.
A prefeitura ainda não divulgou um balanço dos danos causados, mas emitiu um comunicado pedindo doações para as pessoas que tiveram que sair de casa e passar a noite na Escola Municipal Inhazinha Carvalho, no Centro da Cidade.
Entre os donativos solicitados estão colchões, cobertores, roupas de cama e agasalhos. As doações estão sendo recebidas na Defesa Civil, à Rua Dirceu Lopes, 207, Centro (roupas de cama e itens de higiene pessoal), e na própria escola, à Rua Francisco de Paulo Moreira, 481.
Várias ruas da cidade foram alagadas, causando prejuízos ao comércio, motoristas e moradores
Região
Também há registros de estragos provocados pelas tempestades em Inhaúma, Ribeirão das Neves e Matozinhos, onde houve alagamento de ruas, queda de árvores e danos a imóveis e à rede elétrica. Ainda não há um balanço sobre feridos, desalojados e desabrigados.
A prefeitura de Ribeirão das Neves decretou estado de emergência por conta dos estrados provocados pela chuva. Na cidade o temporal durou cerca de 15 minutos, com ventos que chegaram a 73km/h. Corpo de bombeiros foi acionado para atender 38 chamadas de corte de árvores na cidade, das quais 19 já foram atendidas.
Previsão do Tempo
Não há previsão para que novas tempestades de granizo ocorram em Pedro Leopoldo e região. Mas, pelo menos até o próximo domingo deverão ocorrer novas pancadas de chuva de verão, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia de Minas Gerais (Inmet) e com o Clima Tempo.
Nesta quinta-feira, pode chover até 35 mm a qualquer hora do dia em Pedro Leopoldo. A temperatura deve ficar entre 28oC e 19oC na cidade, de acordo com o Clima Tempo. Em breve outras informações.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias