A concessão do trecho da BR-040, que se estende entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata, para o consórcio Infraestrutura MG, acarretará um aumento substancial na tarifa de pedágio. Atualmente fixada em R$ 6,30, a tarifa saltará para cerca de R$ 12,50, representando um aumento aproximado de 98,4%.
O valor-base estabelecido no edital de licitação para as três praças de pedágio, localizadas em Barbacena, Itabirito e Conselheiro Lafaiete, foi de R$ 13,91. Contudo, com o desconto de 11,21% oferecido pelo consórcio vencedor do leilão, estima-se que a tarifa seja reduzida para aproximadamente R$ 12,50, conforme informações fornecidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
De acordo com a ANTT, esse aumento traduz-se em cerca de 0,16 centavos por quilômetro, considerando os valores atuais. No entanto, é importante ressaltar que o cálculo final das tarifas será realizado após a assinatura do contrato entre as partes.
A operação do trecho de 232,1 km da BR-040, compreendido entre o entroncamento com a BR-356, em Belo Horizonte, e o entroncamento com a antiga União e Indústria, em Juiz de Fora, ficará sob responsabilidade do consórcio Infraestrutura MG. Como parte do contrato, a empresa será encarregada de duplicar 163,9 km da rodovia, além de investir em uma série de melhorias, incluindo faixas adicionais, vias marginais, ciclovias, passarelas, pontos de ônibus, postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pontos de parada e descanso para motoristas profissionais.
Atualmente, o trecho é operado pela Via 040, da Invepar, que decidiu devolver a concessão e, atualmente, mantém apenas serviços essenciais de conservação, manutenção e monitoramento na rodovia. A Invepar assumiu a administração de 936,8 km da BR-040, entre Juiz de Fora e Distrito Federal, em 2013, mas optou por devolver a concessão em 2017 devido a prejuízos financeiros.
A relicitação da concessão foi aceita pela ANTT em 2019, e desde então, a concessionária duplicou apenas 73 km, equivalente a 13% do total previsto. A ANTT dividiu a concessão em trechos para a relicitação, com leilões em fases separadas. O trecho entre Distrito Federal e Cristalina (GO) está em fase de estudos, enquanto o trecho entre Cristalina (GO) e Belo Horizonte tem previsão de leilão para o primeiro semestre de 2024. O leilão para o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora foi realizado nesta quinta-feira (11).
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
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