Exercitar o cérebro é uma atitude importante para evitar o envelhecimento precoce e manter a mente saudável e lúcida. E não é preciso muita coisa para conseguir estimular o cérebro. Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, além de jogos ‘clichês’ como Sudoku, quebra-cabeças e jogos de palavras, há outras três atividades que podem ajudar.
Geocaching, escape rooms e orientação são ótimas atividades para estimular o cérebro. E, além de ajudar a manter o órgão vivo, são uma ótima opção para você se movimentar ao longo do seu dia.
As três atividades levam a pessoa a um território desconhecido e a desafiam a usar a inteligência para ganhar um prêmio ou atingir uma meta. Entenda como funciona cada um dos jogos:
Geocaching
O geocaching é como se fosse uma caça ao tesouso, só que com o auxílio do GPS. O jogo usa coordenadas de GPS para encontrar tesouros.
Segundo a Universidade de Harvard, “ler um mapa e segui-lo em território desconhecido faz seu cérebro trabalhar mais do que o normal, e você ganha o bônus adicional de explorar um lugar novo, ou simplesmente cavar mais fundo em uma paisagem familiar para encontrar seu cache”.
Escape rooms
Escape rooms é um jogo de mistério no qual os jogadores são colocados na escape room (sala de escape) sendo o protagonista de uma história inventada. Eles, então, têm que usar a inteligência para encontrar a saída, usando várias pistas e resolvendo um quebra-cabeça. Tudo isso acontece enquanto um cronômetro corre.
Orientação
No jogo chamado Orientação, também são utilizados mapa e bússola. Enquanto o tempo corre, o jogador deve chegar a pontos de verificação em abientes externos.
Esses três jogos podem ajudar a exercitar o cérebro e o corpo. Mas, caso não queira jogá-los, basta seguir três princípios para evitar que o cérebro fique desacostumado com os estímulos. São eles:
- Tentar algo novo: saia da sua zona de conforto e tente algo que você nunca fez antes. Mesmo que você seja péssimo nisso, cada vez que você tenta algo novo e expande sua expertise, você forja novas redes neurais.
- Desafiar-se: não se deixe levar por conquistas anteriores. Se estiver aprendendo um novo idioma, saia da sua zona de conforto e tente iniciar uma conversa com um falante nativo. Se você é principalmente um caminhante ou corredor, tente aulas de natação, ciclismo ou dança.
- Variar seus exercícios cognitivos: se você depende de palavras-cruzadas para se manter afiado, inscreva-se em uma aula de arte, faça aulas de música ou dança, ou experimente geocaching, orientação ou escape rooms. Assim como o treinamento cruzado do seu corpo, variar seus exercícios cognitivos ajuda a trabalhar diferentes partes do seu cérebro.
Por Itatiaia
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias