Os preços dos medicamentos devem ficar mais caros a partir do próximo mês. Isso porque em 1º de abril entra em vigor, usualmente, a autorização para reajuste dos remédios pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão vinculado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O CMED não publicou qual será o percentual desse reajuste, porém relatório do Citigroup, obtido pelo Extra, apontou que a alteração nos valores deve alcançar os 10%. Pela Lei 10.742/03 o reajuste é estabelecido considerando a variação da inflação medida pelo IPCA (que ficou em 10,06% no ano passado), os ganhos de produtividade das farmacêuticas, os custos dos insumos, entre outros pontos.
O cálculo para reajuste tem como base uma fórmula específica, que leva em consideração a inflação medida pelo IPCA, a produtividade do setor (fator X), energia, câmbio, fator de ajuste de preços relativos entre setores (Y) e fator de ajuste de preços relativos intrassetor (Z).
O reajuste também considera o ICMS de cada estado e as contribuições do PIS/Pasep e Cofins, impostos federais.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter:
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias
















