A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio de comunicado distribuído à imprensa, informou que nesta terça-feira (16) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Juvenal Paiva recebeu um volume muito superior de pacientes do que o registrado normalmente, o que ocasionou um tempo de espera maior que o normal para quem buscava atendimento na Unidade.
De acordo com a Secreatria Municipal de Saúde (SMS), a comunicação do fato se deve ao grande número de reclamações registradas por usuários da unidade.A coordenadora da UPA, Iara Campos, esclareceu que todos os médicos escalados para o plantão nesta terça-feira cumpriram sua jornada integral de trabalho. “O que houve foi uma demanda de pacientes muito acima do habitual, e isso causou uma sobrecarga no atendimento. Ao invés de trabalharmos com três clínicos, como é normal, havia três pacientes em estado grave na Sala Vermelha, o que demandou a atenção de um plantonista durante praticamente todo o dia”, explicou.
Além disso, ainda de acordo com a SMS, durante o período da tarde um dos clínicos foi escalado para fazer a transferência, via SAMU, de outro paciente crítico para Belo Horizonte. “Esses fatores se somaram e ocasionaram um tempo maior de espera por atendimento no dia de hoje”, concluiu a coordenadora.
Segundo o coordenador da Rede de Urgência e Emergência, Dr. Caio Dutra, o esclarecimento da questão é importante para que a população entenda que em serviços de Urgência, como é o caso da UPA, os casos mais graves são atendidos com prioridade. “Nós temos um protocolo de atendimento que preconiza que os casos urgentes passem na frente dos de menor urgência”, explicou, se referindo ao Protocolo de Manchester, adotado nos serviços de emergência de todo o país.
A SMS informou, ainda, que apesar de refletir no tempo de espera, casos como o registrado ontem são esperados. Trata-se de dia atípico, mas está dentro do padrão de normalidade para um serviço classificado como urgência e emergência, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde.
Da Redação
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