No dia 1º o julho o Sicoob Credisete completou 38 anos celebrando um momento muito especial de sua história. Uma trajetória iniciada em 1987 por um grupo de 25 visionários produtores rurais e que chega em 2025 com a instituição consolidada como uma das cooperativas de crédito mais representativas de Minas Gerais. Uma força representada por mais de 36 mil associados, seis agências em Sete Lagoas e mais oito na região e um balanço, que entre outros números altamente positivos, apresentou mais de R$ 1 bilhão em ativos.
São quase quatro décadas marcadas pela transparência, empreendedorismo e responsabilidade social. Quando iniciou suas atividades, o Sicoob Credisete priorizou o ideal cooperativista e, logicamente, esta ainda é referência de todo seu sucesso. Raimundo Teixeira Campolina é um dos sócios fundadores e recorda com muito orgulho como os 25 produtores rurais decidiram criar a cooperativa de crédito em um cenário cheio de incertezas. “Fizemos um aporte de capital para instalar uma linha telefônica, contratar uma secretária e iniciamos em um imóvel cedido pela Coopersete”, recorda.
Raimundo Campolina - Sócio Fundador
Durante muitos anos o Sicoob Credisete concentrou suas operações para o segmento rural, mas ao identificar a necessidade de Sete Lagoas e região por uma instituição que ofereça taxas justas, crédito e atendimento diferenciado iniciou o a fase de livre admissão, permitindo que pessoas físicas e jurídicas de qualquer seguimento se tornem associados. Atualmente são mais de 200 colaboradores envolvidos neste fluxo de atendimento. “A proposta era ter uma cooperativa de crédito que atendesse o cooperado como um parceiro, um amigo em um ambiente como se fosse nossa casa. A política do Sicoob Credisete sempre foi essa e tenho muito orgulho de fazer parte desta história”, comenta o também sócio fundador, Dino Dutra.
Dino Dutra, sócio fundador, com o neto Pedro Otávio
Em Sete Lagoas, as agências estão em posições estratégicas e uma grande novidade foi a abertura da Agência de Negócios, exclusiva para o atendimento de empreendedores de todos os níveis. As outras estão em Baldim, Cachoeira da Prata, Capim Branco, Fortuna de Minas, Inhaúma, Jequitibá, Prudente de Morais e Santana de Pirapama. “O Sicoob Credisete vai onde o associado precisa. Nossas agências estão sempre abertas para atender bem com uma equipe da região que compreende o perfil local. Somos de Sete Lagoas, da nossa região e de nossa gente”, comenta Leonardo Chaves Costa, presidente do Conselho de Administração.
Leonardo Chaves Costa - Presidente do Conselho de Administração
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Um movimento contínuo com foco em ações de cunho social comprova o interesse do Sicoob Credisete com as comunidades onde está inserido. O apoio financeiro a entidades como Hospital Nossa Senhora das Graças, APAE, Vila Vicentina, Coral Dom Silvério e instituições como Polícia Militar e Polícia Civil garantem melhor atendimento do cidadão e maior acolhimento para o público alvo. Além disso, projetos como os de apoio aos produtores das hortas comunitárias, de incentivo a setores culturais e ao empreendedorismo garantem a expansão da presença do Sicoob Credisete em áreas e programas que impulsionam negócios e fomentam a economia.
MODERNIDADE
O Sicoob Credisete um Centro Administrativo, localizado na Praça Barão do Rio Branco, em Sete Lagoas, que é considerado um dos mais modernos e bonitos de todo o sistema. O prédio também abriga a agência matriz que está passando por um importante processo de transformação. A reforma tem como objetivo principal otimizar o espaço e proporcionar ainda mais conforto e eficiência no atendimento aos cooperados. Mais do que uma mudança estrutural, essa reforma representa o fortalecimento do propósito do cooperativismo, que promove cada vez mais uma relação humana e cada vez mais próxima do cooperado.
Por Ascom Sicoob Credisete
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias