Luana Soares Peixoto, de 10 anos, prestou socorro imediato a Alice Valentina Souza, de 3 anos, ao perceber que a menina estava engasgada com uma paçoca, em São Gonçalo do Rio Abaixo, região central de Minas. A estudante utilizou a manobra de Heimlich, técnica de desobstrução das vias aéreas que havia aprendido recentemente na escola.
(Foto: Divulgação/CBMMG)
O conhecimento foi adquirido no projeto “Bombeiro nas Escolas”, iniciativa do Corpo de Bombeiros voltada para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 10 anos. O programa oferece atividades teóricas e práticas relacionadas à prevenção de acidentes domésticos, primeiros socorros, simulações de evacuação e prevenção de incêndios.
Segundo Luana, sua ação foi instintiva após perceber que as tentativas das mães de ambas as crianças, que tentavam desobstruir as vias respiratórias de Alice, não estavam sendo eficazes. “Percebi que ela ficou vermelhinha e sem respirar, minha mãe e a mãe da Alice deram tapas nas costas e eu disse que estava errado. Daí, eu cheguei atrás dela, abaixei e fiz a manobra que o sargento Fabrício me ensinou na escola e consegui desengasgar ela”, relatou.
O sargento Fabrício, responsável pelas oficinas do projeto na escola de Luana e integrante do Posto Avançado de São Gonçalo do Rio Abaixo, destacou o resultado positivo da iniciativa. “Ver uma estudante tão jovem aplicar o que aprendeu de forma tão rápida e eficaz é motivo de orgulho. Isso mostra que o projeto está atingindo seu objetivo de formar cidadãos mais conscientes e preparados para ajudar o próximo”, afirmou.
Na segunda-feira (21), bombeiros do Posto Avançado visitaram a comunidade de Fernandes, na zona rural do município, para parabenizar a estudante pela ação. Em 2025, cerca de 172 crianças da cidade participaram das atividades do projeto “Bombeiro nas Escolas”.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias