O governo de Minas Gerais acompanhou de perto a licitação feita pelo Exército para a aquisição de viaturas blindadas Centauro II. O Ministério da Defesa vai assinar em 5 de dezembro, junto ao consórcio italiano Iveco-Oto Melara, um contrato de 900 milhões de euros (cerca de R$ 5 bilhões) para aquisição de 98 veículos. É aí que está o interesse de Minas, já que a produção de toda a linha será fabricada em Sete Lagoas.
Interlocutores do Estado, inclusive, já fizeram contato com a Defesa e com representantes do consórcio italiano. A aposta do governo é que a produção dos blindados possa "alavancar" a geração de empregos e movimentar a economia local.
A aquisição faz parte de uma estratégia do Exército para renovar a frota, que, segundo a Força, está em grande parte defasada, "com seus sistemas mecânicos desgastados e parte do material de reposição descontinuado e/ou de difícil obtenção". O Exército tem atualmente 2 mil tanques.
O Exército prevê comprar 221 unidades do modelo Centauro II. O contrato de 98 viaturas faz parte de uma primeira etapa da negociação. O blindado tração 8x8, potência de 720 cavalos e canhão de 120 mm. Eles vão substituir as viaturas Cascavel.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter:
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias