Na avenida Vila Lobos, uma importante via que atravessa vários bairros como Centro, Jardim Cambuí, Panorama e Mangabeiras, têm sido frequentes os incidentes envolvendo a queda de árvores de grande porte. Após uma análise técnica, a Prefeitura de Sete Lagoas iniciou o processo de remoção das árvores da espécie Caesalpinia férrea, popularmente conhecida como pau-ferro. Essa espécie, devido à fragilidade de sua estrutura, é facilmente derrubada pela raiz durante tempestades. O próximo passo será o plantio de espécies mais adequadas nos canteiros centrais da área urbana.
Durante o estudo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária realizou podas nas árvores na tentativa de prevenir a queda de galhos comprometidos. No entanto, devido ao grande porte dessas árvores, elas não resistem às tempestades devido à fragilidade de suas raízes ou ao apodrecimento do tronco. "Durante meses, recebemos solicitações de poda dessas árvores devido a quedas significativas. Tentamos a poda como medida preventiva, mas sem sucesso. Optamos pela remoção para evitar danos futuros, alguns dos quais representam riscos para pedestres", explica Roberto José Marchesini Fonseca, Engenheiro Ambiental e Gerente de Controle de Podas e Supressões.
A remoção das árvores, que representam um risco para os moradores, comerciantes e transeuntes da Vila Lobos, está sendo realizada por uma empresa especializada e devidamente licenciada. Profissionais que trabalham nessa área há mais de duas décadas lembram de situações críticas na avenida. "Todos estão cientes do histórico de quedas de árvores na Vila Lobos. Todo ano enfrentamos sérios problemas com esse tipo de árvore, que derruba postes, danifica a rede elétrica e causa danos a propriedades e veículos. Graças a Deus, ainda não houve registros de fatalidades", ressalta João Barbosa Neponucemo, diretor da empresa Arbosete.
Os transeuntes que passam pela Vila Lobos devem ficar atentos, pois partes da via estão sendo interditadas para a realização segura do serviço. Em breve, os canteiros centrais serão adornados com novas árvores. Mudas de Jacarandá da Bahia, Quaresmeira Rosa, Palmeira Azul, Ipê Branco e Jasmim já estão sendo preparadas na Secretaria de Meio Ambiente para embelezar a avenida.
Da Redação
Com informações PMSL
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias