A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (19) uma operação que desarticulou uma organização criminosa responsável pela exploração ilegal de minério de ferro ao longo da BR-040, nas regiões de Nova Lima e Itabirito.
A investigação, iniciada após denúncia da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) sobre o risco iminente de explosão de um gasoduto devido às atividades criminosas na região, revelou uma complexa estrutura criminosa. A quadrilha atuava de forma organizada, contratando mão de obra, negociando o minério ilegalmente e utilizando até mesmo vigilância armada para proteger suas operações.
Ao todo, 18 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em diversas cidades de Minas Gerais, incluindo Sete Lagoas, Belo Horizonte, Contagem, Pedro Leopoldo, Nova Lima, Itabirito e Itabira. Durante a operação, a PF apreendeu 19 veículos utilizados no transporte do minério extraído ilegalmente e suspendeu as atividades de duas empresas em Itabirito que operavam sem as devidas licenças ambientais.
De acordo com a PF, os suspeitos poderão responder pelos crimes de extração ilegal de recursos minerais, usurpação de bem da União e associação criminosa. As penas para esses crimes podem chegar a nove anos de prisão.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook: