Sete Lagoas Notícias
PUBLICIDADE
  • banner
  • DESTAQUES
  • VARIEDADES
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • SAÚDE E BEM ESTAR
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • GERAIS

Seminário online quer esclarecer segurança sobre volta às aulas em Minas Gerais

20/05/21 - 16:48
Foto: Ilustrativa - O seminário vai trazer especialistas de renome para falar sobre direitos das crianças e adolescentes, sobre como a COVID de fato afeta esse público, sobre quais são os protocolos que pais e educadores devem observar nas escolas

 

 

Desde o dia 17 de março de 2020, escolas de todo o Brasil fechadas! Enquanto isso, de acordo com um levantamento realizado pelo Unicef, há mais de 5 milhões de crianças e adolescentes fora das salas de aulas. E na contramão da Constituição Federal e do ECA, que preconizam que crianças e adolescentes devem ser tratados como prioridade absoluta em todas as políticas públicas, vemos bares, restaurantes, clubes, shopping centers e até casas de shows já voltarem a funcionar, mas as escolas continuam sendo tratadas como o grande vilão da pandemia sem jamais terem tido a oportunidade de mostrar que seu funcionamento, desde que adotados protocolos já amplamente divulgados por importantes entidades ligadas à saúde e à proteção dos direitos sociais, como é o caso do próprio Unicef ou do Center of Desease Controll (CDC) dos Estados Unidos, pode ser seguro.

 

Além de grandes perdas educacionais para essas mais de cinco milhões de crianças, que obviamente, em vista da falta de estrutura das escolas públicas e de equipamentos e até sinal de internet nas casas dos alunos para manter o ensino remoto, aumenta o abismo que já existia em relação à qualidade do ensino na rede privada, crianças e adolescentes estão vulneráveis a prejuízos de cunho emocional, motor, de saúde mental, alimentar e de segurança. Isso porque, como nem todos os pais podem se dar ao luxo de trabalhar em home office, especialmente aqueles que trabalham nas atividades consideradas essenciais, essas crianças estão sendo deixadas em creches clandestinas, na casa de parentes ou até mesmos sozinhas em casa enquanto os pais saem para trabalhar. Com isso, já há pesquisas que mostram que, desde o fechamento das escolas, em março do ano passado, as ocorrências de violência doméstica, abuso sexual e até de gravidez entre crianças e adolescentes aumentaram assustadoramente.

 

Na mesma, ou em maior proporção, também subiu o nível de mulheres fora do mercado de trabalho, já que aquelas que não podem contar com uma rede de apoio, acabam por serem obrigadas a abrir mão de seus postos de trabalho para cuidar dos filhos. Pesquisa do IPEA, o Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas, apontou que a presença da mulher no mercado de trabalho hoje é menor do que a vista nos anos 1990: um retrocesso de 30 anos de toda a luta pela independência feminina.

 

Fundadora e presidente da Associação Mães Reais, em Sete Lagoas, a jornalista Carolina Mendes milita, desde meados do ano passado, pela reabertura nas escolas. Ela se juntou a movimentos como o “Juntos Pela Educação”, que reúne médicos mineiros e o “Pais pela Educação”, na luta pela reabertura das escolas. “Temos visto uma situação de grave negligência do poder público em relação a um direito fundamental para crianças e adolescentes, que é a educação. A falta de políticas públicas e de um planejamento efetivo para a reabertura segura das escolas, em especial as públicas, dá munição a ações de sindicatos como o Sinpro e o Sind-Rede, que recorrem à justiça para barrar as tentativas do Estado e de municípios de reabrir as escolas. Da mesma forma, apenas agora, 14 meses após o início desse lockdown pediátrico sem sentido, temos visto alguma manifestação da Defensoria Pública e do Ministério Público no sentido de cobrar do Estado e das prefeituras um plano de ação concreto para o retorno das crianças e jovens às salas de aulas”, explica.

 

Carolina explica que diversos estudos e exemplos de sucesso sobre escolas abertas durante a pandemia podem ser vistas no Brasil e no mundo, e defende que as autoridades mineiras se espelhem nesses bons exemplos para garantir o direito das crianças à educação. “Países como Estados Unidos, França, Inglaterra e Israel tiveram longos períodos de escolas abertas, mesmo nos momentos mais críticos da pandemia. Na Austrália, por exemplo, grande parte das escolas nem chegou a fechar. O que vimos lá fora e até aqui mesmo, no Brasil, é que a reabertura das escolas não aumenta as taxas de infecção pela COVID, da mesma forma que mantê-las fechadas não diminui. Enquanto isso, nossos filhos estão sofrendo episódios de depressão, crises agudas de ansiedade e até mesmo sintomas de stress pós-traumático em razão dessa negligência”, conta a jornalista, que chama a atenção, ainda, para a situação de crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Eu digo por mim, que apesar de todos os problemas, meus filhos ainda são privilegiados. Vivemos em uma casa espaçosa, com um quintal onde eles podem brincar, mas sabemos que o mundo lá fora é bem mais cruel com as crianças. Crianças que vivem em espaços pequenos, insalubres, em comunidades violentas e tinham, na escola, um espaço seguro de aprendizado, socialização e convivência”.

 

MEDO

A jornalista, que além de defender a causa nas redes sociais (@mendescarol), agora encabeça o seminário online “Escola preparada, criança segura”, que acontece na próxima quinta e sexta-feira, acredita que o que tem feito com que tantos pais estejam tão resistentes ao retorno é a falta de informação. “Há muita desinformação rolando por aí, especialmente nas redes sociais. Vemos também alguns sindicatos jogando sujo, publicando dados incorretos e manipulados para causar pânico nas famílias. Por isso venho batendo na tecla da qualidade de informação, das pessoas não acreditarem na primeira mensagem de WhatsApp que veem, porque se analisados os estudos científicos com critério, temos indícios consistentes de que o retorno pode ser seguro, desde que haja estrito cumprimento dos protocolos. E apesar de muita gente fazer um pré-julgamento, de que crianças não sabem seguir protocolos, eu afirmo que sim, elas são capazes de ter até mais disciplina que os adultos, desde que ensinadas e orientadas”, revela.

 

O Seminário “Escola Preparada, Criança Segura” acontece de maneira totalmente online e gratuita, nos dias 20 e 21 de maio, a partir das 19h30. Para participar, é necessário preencher o formulário que está disponível no perfil da Associação Mães Reais no Instagram (@maesreais7l). Apresentado pelo Sinep-MG, o Sindicato das Escolas Particulares, o evento estará disponível também para pais de escolas públicas, graças ao apoio de empresas que estão subsidiando a participação de pais de alunos do ensino público. Agradecimentos à CIOP, IPEME Clínica de Vacinas, Sicoob Credisete, Ero Odontologia, Gellak, Clínica Inovar, Lusciméia Reis, Radio Musirama, Sete Lagoas Notícias, Jornal Sete Dias e Salão Eskove.

 

CONFIANÇA

O seminário vai trazer especialistas de renome para falar sobre direitos das crianças e adolescentes, sobre como a COVID de fato afeta esse público, sobre quais são os protocolos que pais e educadores devem observar nas escolas e também sobre como preparar nossos filhos psicologicamente para esse retorno, visto que eles já estão há mais de um ano fora do ambiente escolar e precisarão ser reinseridos nesse contexto. “O que queremos, com isso, é que os pais possam voltar a confiar nas escolas que escolheram tão criteriosamente para seus filhos. Havia uma relação de confiança entre pais e escola e essa relação foi quebrada em razão da desinformação e do sensacionalismo como essa pandemia tem sido tratada. Queremos que os pais voltem a enxergar a escola como um lugar onde seus filhos estarão seguros”, completa a jornalista.

 

 

Informações Mães Reais

Sete Lagoas Notícias

 

FIQUE SEMPRE BEM INFORMADO, SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:

Twitter:

https://twitter.com/7lagoasnoticias

Instagram:

https://www.instagram.com/setelagoasnoticias/

Facebook:

https://www.facebook.com/setelagoasnoticias

 

 

 

Compartilhar
Tweet

Comentário(s)

Deixe seu comentário
PUBLICIDADE
  • banner
  • banner

Cidades

Sete Lagoas recebe certificações do Ministério do Turismo e mantém liderança no Circuito das Grutas
02/07/25 - 17:18
Sete Lagoas recebe certificações do Ministério do Turismo e mantém liderança no Circuito das Grutas
Incêndio é controlado após mais de 12 horas de combate na Serra de Santa Helena, em Sete Lagoas
01/07/25 - 10:17
Incêndio é controlado após mais de 12 horas de combate na Serra de Santa Helena, em Sete Lagoas
Praça do Arara, em Sete Lagoas, recebe 3º edição do evento ‘Fé em Família – Cristãos em Oração’
30/06/25 - 11:41
Praça do Arara, em Sete Lagoas, recebe 3º edição do evento ‘Fé em Família – Cristãos em Oração’
Três pessoas são encontradas mortas em fazenda de Curvelo; dinheiro e celular foram levados
28/06/25 - 18:49
Três pessoas são encontradas mortas em fazenda de Curvelo; dinheiro e celular foram levados
Parques infantis com acessibilidade começam a ser instalados em diferentes regiões de Sete Lagoas
27/06/25 - 11:15
Parques infantis com acessibilidade começam a ser instalados em diferentes regiões de Sete Lagoas
Suspeito de participação em duplo homicídio em Baldim é preso no norte de Minas
26/06/25 - 14:08
Suspeito de participação em duplo homicídio em Baldim é preso no norte de Minas
  • Sete Lagoas recebe certificações do Ministério do Turismo e mantém liderança no Circuito das Grutas
  • Incêndio é controlado após mais de 12 horas de combate na Serra de Santa Helena, em Sete Lagoas
  • Praça do Arara, em Sete Lagoas, recebe 3º edição do evento ‘Fé em Família – Cristãos em Oração’
  • Três pessoas são encontradas mortas em fazenda de Curvelo; dinheiro e celular foram levados
  • Parques infantis com acessibilidade começam a ser instalados em diferentes regiões de Sete Lagoas
  • Suspeito de participação em duplo homicídio em Baldim é preso no norte de Minas
  • Aposta de Sete Lagoas acerta a quina na Mega-Sena e fatura mais de R$ 17 mil
  • Colisão entre carro e carreta deixa um morto e três feridos na BR-365, em MG
  • Três pessoas morrem carbonizadas em colisão entre duas carretas na BR-381, em MG
  • Novo tremor de terra é sentido em Sete Lagoas nesta segunda-feira (23)
  • Aposta de Matozinhos acerta as 6 dezenas da Mega-Sena e leva R$ 127 milhões
  • Motociclista fica gravemente ferido após queda durante manobra na BR-040, sentido Sete Lagoas
  • Museu Histórico Municipal de Sete Lagoas passará por restauração completa após anos de espera
  • Colisão entre caminhonete e caminhão deixa dois mortos na rodovia MG-455
  • 12ª edição do Caldo da Lua movimenta a Serra de Santa Helena com público de 7 mil pessoas
  • Babá deixa crianças sozinhas e bebê é hospitalizado após ingerir antidepressivos em MG
  • Acidente no Túnel da Lagoinha deixa cinco estudantes feridos em BH; dois estão em estado grave
  • Homem é encontrado morto em banheiro de campo no bairro Santa Rosa, em Sete Lagoas
  • Mulher tem celular roubado por dupla armada após sair de igreja em Sete Lagoas
  • Cerest intensifica ações de combate ao trabalho infantil em Sete Lagoas
PUBLICIDADE
  • banner
  • banner

Veja Também

Confira as ofertas de emprego do UAI/Sine Sete Lagoas para esta quinta-feira (03/07)
02/07/25 - 18:02
Confira as ofertas de emprego do UAI/Sine Sete Lagoas para esta quinta-feira (03/07)
Sete Lagoas recebe certificações do Ministério do Turismo e mantém liderança no Circuito das Grutas
02/07/25 - 17:18
Sete Lagoas recebe certificações do Ministério do Turismo e mantém liderança no Circuito das Grutas
Aposta de Sete Lagoas acerta a quina na Mega-Sena e fatura mais de R$ 33 mil
02/07/25 - 17:15
Aposta de Sete Lagoas acerta a quina na Mega-Sena e fatura mais de R$ 33 mil
5 dicas para fazer a higiene do sono e dormir melhor
02/07/25 - 15:15
5 dicas para fazer a higiene do sono e dormir melhor
Cramam forma novos profissionais em Sete Lagoas e amplia inserção no mercado de trabalho
02/07/25 - 14:59
Cramam forma novos profissionais em Sete Lagoas e amplia inserção no mercado de trabalho
Vídeo: Homem é preso com submetralhadora após perseguição e colisão com viatura em Sete Lagoas
02/07/25 - 11:02
Vídeo: Homem é preso com submetralhadora após perseguição e colisão com viatura em Sete Lagoas

EDITORIAS

  • DESTAQUES
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • ECONOMIA
  • REGIÃO
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • ANUNCIE

COLUNAS

  • AUTONEWS
  • CONTABILIZANDO
  • SERENIDADE

LINKS ÚTEIS

  • VIA 040
  • PREFEITURA DE SETE LAGOAS
  • CÂMARA MUNICIPAL DE SETE LAGOAS
  • DETRAN-MG
  • CORPO DE BOMBEIROS
  • POLÍCIA MILITAR
  • Política de Privacidade

ESTAMOS NAS REDES

Sete Lagoas Notícias
  • quem somos
  • contato
  • anuncie

© Copyright 2025 - Sete Lagoas Notícias - Todos os direitos reservados

W Site Brasil