O Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM) foi inaugurado oficialmente em Sete Lagoas na tarde dessa quarta-feira (26), em solenidade que contou com a presença de militares, autoridades civis e membros da comunidade. A nova sede já funciona desde fevereiro, quando foi iniciado o ano letivo, na Rua Dr. Afonso França Teixeira, 176, no Bairro CDI II.
De acordo com a Diretoria de Educação Escolar e Assistência Social (Deeas), a criação da unidade do Colégio Tiradentes na cidade tem respaldo da Lei nº 20.010, de 5 de janeiro de 2012, que dispõe sobre Sistema de Ensino da Policia Militar do Estado de Minas Gerais; na lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 de 1996 e na Resolução do Conselho Estadual de Educação NR 499 de 2002.

Entidade é pautada em valores como a disciplina, para formar cidadãos honrados e capazes de servir à sociedade
Para o Primeiro Sargento e Monitor do Colégio Tiradentes, Ronilson Santiago, a instituição atua pautada em diretrizes e valores sociais que a sociedade precisa, como disciplina e cidadania. “É importante que busquemos isso dentro de nós e aguçar isso nos alunos é uma forma de busca do colégio, fazer com eles entendam que o importante é você servir. Não estamos fazendo com que os alunos recebam um mundo melhor, mas que sejam para o mundo alunos melhores”, diz Santiago.
O prefeito Leone Maciel comemorou a chegada do colégio, que tem capacidade para atender até 700 alunos: “É um momento ímpar na história política de Sete Lagoas, trazer através de Vossas Senhorias a instalação do Colégio Tiradentes. Também já fui diretor de escola há muitos anos e o que pregávamos era o que está na nossa bandeira. Há pouco tempo as pessoas não sabiam cantar o Hino Nacional e hoje nós realmente estamos muitos satisfeitos ao ver a presença, a disciplina de cada um no Colégio Tiradentes. Vai ser um exemplo e uma referência para todas as escolas de Sete Lagoas e da nossa região. O principal primado é a ordem, a disciplina e o compromisso com uma nação livre e soberana”, disse o Prefeito, Leone Maciel.
O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Helbert Figueiró, diz que o colégio preza por tornar alunos cidadãos, respeitados, honrados e com uma carreira promissora, sejam quais forem seus destinos profissionais. “Cuidem dessa escola, porque daqui a décadas vocês poderão retornar e ver uma escola melhor do que a de hoje. Mas, para que isso aconteça, vocês têm que se sentir donos dessa escola, buscar sempre agir em prol da melhoria. Parabéns a todos vocês por terem sidos premiados com essa oportunidade de vida”, finaliza o Coronel.
Por Renato Guedes
Sete Lagoas Notícias















