A Polícia Militar (PM) em conjunto com a Polícia Civil (PC) realizam desde o final da tarde dessa segunda-feira (7) a Operação Cidade Segura. Até a noite desta terça-feira (8), a equipe de policiais cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em Sete Lagoas e nas outras cidades que são atendidas pelo 25º Batalhão da Polícia Militar (25ºBPM) e pela Delegacia Regional de Polícia Civil de Sete Lagoas. Planejada desde o ano passado, a operação visa realizar ações pontuais em prol da continuidade da redução dos índices criminais.
Em Sete Lagoas, a “Cidade Segura” é coordenada pelo subcomandante do 25º BPM, Major PM Elias Vieira e pelo Delegado Alexandre. Em Paraopeba, pelo Ten. Wanderson e pelo Delegado Arlem. A operação conta com a participação de 53 policiais militares em 17 viaturas e 26 policiais civis em oito viaturas. Em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (8), o comandante do 25º batalhão, Ten. Cel. Luiz Marinho afirmou que pouco mais de 12h de operação foram apreendidos mais de 30 kg de maconha, quase meio quilo de cocaína pura, mais ‘de 2kg de crack e uma arma de fogo. Ele ressalta que a operação ainda não acabou e que há outras planejadas para ocorrer em breve.
Algo muito frisado pelos policiais foi a importância do trabalho conjunto que vem sendo realizado entre as polícias e com parceria com o Ministério Público e o poder judiciário. O delegado regional Félix disse que o objetivo é otimizar os recursos: “Nosso objetivo é periodicamente reunir esforços, reunir as inteligências das polícias para identificar aqueles alvos que são as prioridades para que, ao longo do ano, nós possamos fazer os devidos planejamentos e desencadear as operações que podem ser pontuais ou podem ser também de uma amplitude maior. (...) O trabalho da Polícia Militar tem continuidade com a Polícia Civil e nosso objetivo é integrar essas fontes de informação para que possamos efetivamente retirar de circulação aquelas pessoas que estejam envolvidas com a criminalidade”.
O comandante do 25ºBPM ressaltou que, em relação a roubos, houve uma redução de 45% no último ano. Segundo ele, isso representa sair de uma média de dez para três a dois assaltos por dia e que em 2018 cerca de 900 pessoas não foram assaltadas na comparação com 2017: “Ainda há muito o que se fazer. Nós não podemos nunca estar satisfeitos com o trabalho de redução que vem acontecendo. Embora sejamos, hoje, de fato, a região com maior redução de crimes violentos no estado, nós não nos damos por satisfeitos. Nós queremos mais. E isso nos motiva a trabalhar ainda mais, a trabalhar em conjunto, para que a gente possa conquistar, cada vez mais, esse espaço de tranquilidade pública que nós queremos para a sociedade. Esse é o nosso grande objetivo em comum”.
Apreensões
Fotos: PMMG
Em Sete Lagoas, na segunda-feira (7), por volta das 20h, na Rua Rei Salomão, Bairro Interlagos, foram apreendidas 49 barras de maconha pesando cerca de 34 kg, uma pequena porção de maconha, quatro barras de crack pesando aproximadamente 2,5 kg, uma pedra de crack, 13 celulares, duas balanças de precisão e diversos materiais comumente utilizados para embalar drogas. Uma pessoa foi presa, para a qual havia dois mandados de prisão em seu desfavor.
Já na manhã desta terça-feira (8), na Rua Maria Miguelita de Moura Lanza, Bairro Dante Lanza foi realizada a apreensão de uma porção de cocaína pesando 434 g, duas buchas de maconha, R$ 558,90 em dinheiro, um aparelho celular, um caderno com anotações do tráfico de drogas, três relógios de pulso, dois cordões de pescoço na cor dourada, duas facas, 30 comprimidos de cafeína, diversas embalagens comumente utilizadas para embalar drogas, dois talões de cheques e documentos diversos. Um menor infrator foi apreendido.
Na Rua Saturnino Luiz Verdolin, Bairro Distrito Industrial, foi apreendida uma barra de maconha, um aparelho celular, R$ 164,00 em dinheiro e duas aves da fauna silvestre. Uma pessoa foi presa.
Na Rua Dolores Duran, Bairro Alvorada, os policiais apreenderam um revólver calibre .38 e 15 munições do mesmo calibre. Uma pessoa foi presa.
Em Paraopeba também foram apreendidas drogas e uma pessoa foi presa por tráfico.
Por Ana Amélia Maciel
Sete Lagoas Notícias