Em Colinas do Sul, em Goiás, o intenso calor levou ao derretimento de uma caixa d'água. Um vídeo registrou o momento em que o objeto se deforma devido às altas temperaturas na cidade. Na data do ocorrido, a temperatura no município alcançou os 38 °C.
Uma testemunha que filmou o incidente comenta: "O calor em Goiás está insuportável! A caixa derreteu, meu Deus! 'Está quente?' 'Não, só um pouquinho'", relata. Clique aqui e veja vídeo.
A autora do vídeo, uma jovem de 24 anos, afirma que, embora nunca tenha presenciado algo semelhante, não ficou chocada ao ver a caixa d'água se deformando. "Não ficamos surpresos, porque o calor aqui é excessivo, está realmente complicado. Minha mãe teve que providenciar outra caixa d'água", acrescenta.
Caixa d’água pode derreter no calor?
É possível que uma caixa d'água derreta devido ao calor? Segundo o professor da UFMG e especialista em Engenharia de Materiais, Glaucinei Rodrigues, o calor pode, de fato, alterar a forma de uma caixa d'água, já que ela é feita de polietileno - um material plástico que pode ser moldado sob influência de temperatura e pressão.
Rodrigues explica que a temperatura de fusão do polietileno é relativamente baixa, por volta de 112ºC. "Para fabricar uma caixa d'água, os grânulos de polietileno são derretidos em uma máquina aquecida a cerca de 112ºC. Com a exposição ao sol ao longo do dia, a água contida nela pode ter aquecido e chegado próximo à temperatura de fusão, resultando no derretimento", esclarece.
Da Redação
Com informações BHAZ
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter:
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias