Quem achava que ficaria sem opções para curtir o carnaval em Sete Lagoas, pode ficar tranquilo. Haverá muita coisa boa e divertida acontecendo na cidade. Começando com o Bloco Piratas do Samba, que vem realizando seus ensaios diariamente na Escola Estadual Dr. Renato Azeredo. Já são 11 anos de existência e tradição em Sete Lagoas. No domingo, dia 25, o bloco irá se concentrar na Feirinha, próximo à churrascaria Três Marias, a partir das 19h.
Já na terça-feira (28), o desfile será feito no Bairro Santa Luzia, também as 19h. “A nossa expectativa é boa, porque já temos o nosso público-alvo, e a partir de hoje vamos começar a fazer divulgações nas redes sociais. O vice-presidente da Associação Sete-lagoana de Artesanato (ASA), José Roberto, irá nos disponibilizar um carro de som para ajudar também na divulgação”, conta o presidente do Bloco Piratas do Samba, João Vieira.
O Bloco do Bloco já realizou diversos ensaios abertos em espaços diferentes, como na Rodoviária e nas Praças do Carmo, Progresso, Tiradentes e Pitangui. O desfile oficial saíra da Praça Tiradentes até a Praça do Escorrega, no próximo domingo, dia 19. A concentração será as 15h, na Praça Tiradentes. “Esperamos que possa ser tudo tranquilo, sem nenhuma confusão”, conta o presidente do Bloco do Bloco, Francis Campelo.
O Crias do Bacia e o Beco do Repolho, situados no Bairro Santa Luzia, entram em sua IV edição dos blocos pré-carnavalescos de Sete Lagoas. Crias da Bacia, Criazinhas do Bacia, Martim Pescador, e este ano o bloco da banda “Samba Gol”, compõem o quarteto do Beco. Os blocos do Beco têm como pano de fundo o fortalecimento dos vínculos culturais e comunitários do bairro, o “empoderamento das moradoras e a valorização da cultura muito viva e marcante, características do bairro”, de acordo com os organizadores.
Crias do Bacia e Criazinhas do Bacia – bloco intergeracional, tem uma pegada que é a percussão, tocada pelos moradores e visitantes. A novidade para esse ano é a oficina de percussão para crianças e adolescentes. As apresentações serão no próximo dia 18, sábado, a partir das 14h.
Já o famoso e tradicional Bar e Sorveteria Havaí, localizado no Bairro Boa Vista, popularmente conhecido como “Bar do Constantino”, também irá alegrar as ruas da cidade em sua sétima participação. O espaço conta com vários desenhos caricatos, fotos, anotações e história de um dos personagens mais admirados de Sete Lagoas. A concentração será no sábado, dia 18, no Restaurante Mirante do Boa Vista, às 15h.
Outro Bloco Carnavalesco de tradição em Sete Lagoas, o Cordão do Zé Bento também se apresenta no mesmo dia (18), no Bairro Boa Vista, a partir das 14h, na Rua Aloizio Ferreira de Souza.
Os Blocos Estrela Vermelha, Maiorais do Samba e Piratas do Samba, com o apoio de amigos e do Vice-presidente da Associação Sete-lagoana de Artesanato (ASA), José Roberto, farão um Carnaval Família no Domingo (26), na Praça da Feirinha do Centro.
Já na terça-feira (28), a Escola de Samba fará um desfile passando pelas ruas Avelar Pereira de Alencar, Nestor Fóscolo até a Praça do Garimpo (Geny Raposo) e depois pela Rua Joaquim Coura até a quadra da comunidade Dez pra Dez. “Estamos saindo na raça e pelo amor que temos ao Carnaval e em respeito às famílias que gostam de um bom Carnaval, na Feirinha”, disse Rejane Félix, integrante da Diretoria da Escola Dez pra Dez.
Novidade
Além dos desfiles de Blocos nas ruas de Sete Lagoas, haverá também uma grande novidade no Carnaval da cidade: o Democrata de Sete Lagoas está lançando o Bloco “O Jacaré da Madrugada”. É um projeto baseado em experiências de outros blocos famosos pelo país, como os nordestinos Galo da Madrugada, de Recife, e o Pinto da Madrugada, de Maceió. Ambos arrastam milhões de pessoas todos os anos. O principal objetivo, além de resgatar o prestígio da torcida com o clube alvirrubro, é reunir duas coisas que o sete-lagoano adora, o carnaval e o futebol.
Para prestigiar o bloco caracterizado, já estão à venda os abadás pelo valor de R$ 25,00, com direito a uma caneca de brinde.
Programação de O Jacaré da Madrugada:
Dia 25/02, às 17h, o bloco irá desfilar na Praça da Feirinha do Centro
Programação Crias do Bacia – Bairro Santa Luzia
14h00 – Abertura dos blocos
14h30 – Tenda da Beleza - Oficina de turbantes e maquiagem – acontece até às 18h00.
15h00 – Lavagem do Beco – ala das baianas
16h30 – Oficina de Percussão
18h00 – Show com a banda “Samba Gol”
22h00 – Encerramento da programação
Por Renato Guedes