A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou o primeiro óbito por dengue registrado no estado em 2026. A morte ocorreu em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e foi registrada na última quarta-feira (4). A vítima era uma mulher de 93 anos, que apresentava comorbidades.
Além do caso confirmado, a vigilância epidemiológica estadual apura outras 11 mortes com suspeita de relação com a doença.
Em comunicado oficial, a pasta informou que mantém acompanhamento contínuo da situação epidemiológica e presta suporte aos municípios nas frentes de vigilância, assistência aos pacientes e controle do mosquito Aedes aegypti.
De acordo com o governo estadual, desde setembro de 2025 foram destinados R$ 210 milhões para ações voltadas à vigilância em saúde, combate ao vetor e adoção de tecnologias de monitoramento, incluindo o uso de drones. Entre as medidas implementadas estão a descentralização da aplicação do Ultra Baixo Volume Veicular, conhecido como fumacê, e a ampliação da oferta de exames laboratoriais.
Também está prevista uma mobilização comunitária no dia (28/2), com a realização de mutirões de prevenção dentro da campanha Dia D Minas Unida contra o Aedes.
As mortes sob investigação estão distribuídas nos seguintes municípios:
- Pompéu, com três casos
- Pará de Minas, com dois casos
- Ponte Nova, com um caso
- Divinópolis, com um caso
- Guiricema, com um caso
- Frutal, com um caso
- Uberlândia, com um caso
- Belo Oriente, com um caso
Entre as orientações para evitar a proliferação do mosquito estão a eliminação de recipientes que acumulem água parada, como pneus, garrafas e vasos de plantas, a manutenção de caixas d’água e piscinas sempre tampadas, a limpeza periódica de calhas, a troca frequente da água de vasos e bebedouros de animais, o uso de areia nos pratos de plantas e o cuidado para manter fechadas as tampas de lixeiras e reservatórios.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias

