Foto: Blog Saúde Sete Lagoas
Unidades de Pronto Atendimento, referências em atendimento público na região, são instituições que precisam receber repasses regulares do município
Da Redação
Enquanto a Câmara Municipal de Sete Lagoas apura desvios de recursos da Saúde para outros fins, por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na tarde desta segunda-feira, 8 de agosto, o Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Busu, concedeu entrevista coletiva para esclarecer o Decreto de Calamidade Financeira publicado no último dia 6 de agosto no Diário Oficial do Município. O documento foi assinado pelo Prefeito Márcio Reinaldo no último dia 2 de agosto e traz justificativas para a falta de recursos na cidade.
De acordo com Busu, por conta da situação difícil de Sete Lagoas, outras 39 cidades que utilizam a estrutura de Sete Lagoas podem ficar sem atendimento. Isso porque o Governo Federal está deixando de repassar os recursos para manutenção de programas executados em parceria com a Prefeitura.
Já com o atendimento do SUS sobrecarregado pela alta demanda de outros municípios, ainda de acordo com Busu, outro fator de complicação é o bloqueio de diversas emendas parlamentares do estado. O secretário aponta, também, o fechamento de portas por parte da Saúde de Belo Horizonte para as cidades do interior como um dos fatores causadores do decreto de calamidade financeira em Sete Lagoas. Isso porque a cidade absorveu parte da demanda negada pela capital, como pacientes de Matozinhos e Pedro Leopoldo. “Se o município gasta R$ 18 mil na saúde, apenas 2 mil é com pacientes da cidade. Os outros 16 mil são em pacientes da região”, disse Busu.
Confira a lista com as cidades que correm risco de não serem mais atendidas pela Saúde de Sete Lagoas:
Abaeté, Araçai, Augusto de Lima, Baldim, Biquinhas, Bonópolis, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Cedro Cordisburgo, Corinto, Curvelo, Esmeraldas, Felixlândia, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Inimutaba, Jequitibá, Maravilhas, Matozinhos, Monjolos, Morada Nova de Minas, Morro da Garça, Paineiras, Papagaios, Paraopeba, Pequi, Pompeu, Presidente Juscelino, Prudente de Morais, Quartel Feral, Santana de Pirapama, Santo Hipólito, Sete Lagoas, Três Marias, Várzea da Palma e Virgem da Lapa.