O processo de pesquisa eleitoral, além de oferecer subsídios para o staff dá campanha eleitoral, com certeza tambem exerce influência no eleitorado na hora de decidir o voto. Sabemos que a pesquisa de opinião revela quais são as principais tendências do mercado eleitoral, ao mesmo tempo em que determinam as ações estratégicas no decorrer da campanha.
Na hora de decidir o voto, o eleitor se deixa influenciar pelas pesquisas, pois uma boa parte do eleitorado não o quer “perder” seu voto. Quando ocorre uma eleição, no dia seguinte ao resultado, uma parte interessante do eleitorado justifica que votou no candidato que não venceu as eleiçãoes e, assim, diz que ”perdeu” o voto. É sabido por todos que se envolvem na atividade politico-eleitoral a influencia que exercem no eleitorado as tendencias de opinião apuradas pelos institutos de pesquisas. Partidos frágeis ou candidatos inexpressivos que se dão bem nas pesquisas acabam ganhando folego na competição, enquanto partidos fortes e candidatos notáveis, não raro, se fragilizam quando da divulgação dos resultados que lhes são desfavoraviés.
É que uma fatia razãovel do eleitorado entende que perde o voto quando o candidato de sua preferecia está na iminêcia de ser vencido. A democracia contemporânea tem assistido a constituição de novas organizações com poder de influência sobre a opinião publica e, portanto, sobre os resultados eleitorais, o que pode gerar uma mudança de opção . O processo de pesquisa eleitoral influencia as estrategias de campanha ao oferecerem subsídio de informaçãoes ao staff, fazendo com que este possa alterar, se necessário, os rumos do trabalho realizado. Esses subisdios, portanto, são fundamentais para o refinamento constante dás estratégias de campanha.
Se olhamos para o mercado eleitoral, estamos falando de um conjunto de pessoas que procura, em um candidato ou partido, uma entidade que potencialmente realize seus anseios e interesses. Nesta direção, o politico precisa descobrir quem são essas pessoas. Para isso, é preciso reunir o maior número de informaçãoes possível, para que tenha mais chances de acertar o publico alvo e de ajustar as propostas em realçao aos anseios desse público.
Aqui temos a relevante função das pesquisas eleitorais, que têm por objetivo mapear interesses e expectativas do eleitorado. Parte relevante do processo de planejamento, as pesquisas garantirão as informaçãoes seguras para o desenvolvimento da campanha. Essas pesquisas, contudo, podem adotar dois tipos de métodos distintos, privilegiando análise minuciosa de alguns poucos casos de eleitores, ora analisando grandes características do mercado eleitoral.
Quando falamos em método de pesquisa, falamos em pesquisa qualitativa e quantitativa. A chamada pesquisa qualitativa tem como vantagem acessar os mapas cognitivos dos eleitores no caso da sua realização as análise casul; Dessa forma, podemos ampliar e aprofundar os objetivos do trabalho. Já a pesquisa quantitativa mede apenas a intenção o de voto, em determinado instante, de forma objetiva.
Na pesquisa com metodologia quantitativa, trabalhamos com descrição informais e superficiais, exclusivas da pesquisa de opinião a quantitativa (cujo valor considerado e a quantidade) – que conceitua “mercado” como a soma dás forças ou dás condiçãoes a partir dás quais os compradores e vendedores tomam decisãoes que resultam na transferência de bens e serviços e também como um grupo de compradores e de vendedores dentro de uma áera geografica, que compram produtos em um nichos ou similares.
Se podemos pensar na apreciação desse processo, que mercado consumidor e o conjunto de pessoas ou organização estão à procura de bens ou serviços vendidos por uma empresa para satisfazer suas necessidades, no caso do mercado político torna-se necessário descobrir quem são as pessoas que comprarão suas ideias, ou melhor, quem votará em seus candidatos e o porquê dessa decisão .
Tudo isso em um curto espaço de tempo, pois quanto mais informaçãoes forem obtidas sobre essas pessoas, mais chances terá o partido de definir quais são os projetos que melhor atendam as necessidades ou as exigenicas do mercado eleitoral. Estamos falando do processo de satisfação de expectativas dos eleitores.
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