A nova edição do FENAR Brasil – Festival Nacional de Arte de Rua foi confirmada para ocorrer entre os dias 15 e 23 de novembro de 2025, conforme divulgado nas comemorações pelos 158 anos de Sete Lagoas. Criado no município, o festival surgiu com o propósito de levar manifestações artísticas ao espaço público de maneira descentralizada, acessível e diversa, mantendo características que o tornam único em Minas Gerais.
A realização do FENAR Sete Lagoas 2025 conta com patrocínio da Cimento Nacional, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A iniciativa também recebe apoio da Prefeitura de Sete Lagoas, tem gestão da Espaço Ampliar Assessoria Projetos e Eventos e é executada pela Secult em parceria com o Governo de Minas.
O circuito 2025 é finalizado em Sete Lagoas, após edições anteriores realizadas em Arcos (segunda edição), Matozinhos (terceira) e Santa Luzia (primeira). Para Alan Keller, curador e produtor, o festival fortalece o intercâmbio artístico e cultural entre cidades e contribui para a aproximação de artistas locais e nacionais, reforçando a arte como instrumento de diversidade e diálogo entre diferentes expressões.
Com o tema “Arte que ocupa, conecta e transforma”, a 7ª edição se espalha por diversos pontos de Sete Lagoas, incluindo ruas, feiras, praças, parque, beco, orla, universidade, escolas, Casa da Cultura, Teatro Redenção e o Edifício Liberal, onde será instalada a obra “Esperança – Um Futuro de Paz”, de Prado Neto, a quarta empena artística deixada pelo festival na cidade.
A população terá acesso a mais de cinquenta atrações que envolvem música, teatro, dança, circo, muralismo, artes visuais, cultura afro-brasileira e gastronomia. Todas as atividades contarão com tradução para Libras e espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida, reafirmando o compromisso do festival com acessibilidade e participação plena.
A programação tem início no sábado (15), às 11 horas, com a abertura da exposição “Relembrança”, do Coletivo Interiorizar, na Orla da Lagoa Paulino. O grupo retorna ao FENAR apresentando obras monumentais relacionadas à memória e aos afetos da cidade. Em seguida, o Cortejo de Blocos e o Tem Som na Feira iniciam as atividades distribuídas por diferentes bairros.
Entre os destaques está o espetáculo “Elefanteatro”, do grupo Pigmalião Escultura que Mexe de Belo Horizonte, que leva às ruas um elefante articulado em um cortejo cênico que une teatro de rua, música e intervenção urbana. O Coletivo Mão do Rio de Janeiro participa com “A Primeira Cena de um Filme”, dentro do eixo Tem Criança na Boa. Os eixos Tem Som na Feira, Tem Samba no Beco, Tem Dança na Boa, Tem Criança na Boa e Tem Viola na Feira reforçam o caráter comunitário do festival, conforme explica Alan Keller.
A programação inclui o Quarteirão Preto, inserido na Semana da Igualdade Racial e realizado no Dia da Consciência Negra (20 de novembro). Também serão promovidas oficinas, bate papos e apresentações de artistas locais e nacionais envolvendo cinema, patrimônio histórico, cultura popular, hip hop e arte drag. Para Amanda Lara, gerente socioambiental da Cimento Nacional, essas ações fortalecem a representatividade e o diálogo entre diferentes linguagens.
O encerramento acontece no domingo (23) com música, gastronomia e atividades especiais relacionadas ao aniversário da cidade. No palco da Feirinha do Centro, estão previstas apresentações de DJ Johnny Brasilidades, Elite Samba, Lagum e Mumuzinho. A programação conta ainda com duas exposições de artes visuais e o Circuito Cultural Gastronômico, com detalhes disponíveis nas redes sociais do festival em @fenarbrasil.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
15 de novembro – sábado
• 11h – Abertura da Exposição Relembrança – Coletivo Interiorizar – Orla da Lagoa Paulino (em frente ao CAT)
• 19h – Tem Som na Feira – Lucas Souza e DJ Kauanzin – Feirinha do Bairro Montréal
• 19h – Cortejo de abertura do FENAR – Blocos Axé Saudade, Mocidade Alegre, Virgens do Boa Vista e Piratas do Samba – Praça Dom Carlos Carmelo Mota (Feirinha do Centro)
16 de novembro – domingo
• 11h – Tem Som na Feira – Marcos Belerete – Praça do Escorrega (Feira da Várzea)
• 15h – Tem Samba no Beco – Nanna Andrade, Samba das Exaustas e Sagrado Samba – Beco do Repolho (Bairro Santa Luzia)
17 de novembro – segunda-feira
• 8h – 7Notas de 7Lagoas – Oficina/Música – E.M. Padre Todoro
• 9h – Início da pintura Esperança – Um Futuro de Paz – Prado Neto – Edifício Liberal
• 10h – Patrimônio Histórico em Pauta – Bate-papo – E.E. Dr. Arthur Bernardes
• 14h – Cinema em Pauta – Toró de Ideias Filmes – CEUs da Arte (Jardim dos Pequis)
• 20h – Arte Drag em Sete Lagoas – Casarão
18 de novembro – terça-feira
• 9h – Saga – Uma História do Povo Preto – Preqaria Cia. de Teatro – Auditório do UNIFEMM
• 10h – Arte Negra e Cultura Popular: Vozes que Moldam o Brasil – CAIC Professor Galvão
• 14h – Onã – Thais Eduarda – Teatro – Auditório do UNIFEMM
• 19h – Batalha da Catarina Especial FENAR – Centro Cultural Nhô Quim Drummond (Casarão)
19 de novembro – quarta-feira
• 9h – 7Notas de 7Lagoas – Oficina/Música – E.M. Dr. Juvenal Machado de Barros
• 10h – 7Notas de 7Lagoas – Oficina/Música – E.M. Dr. Márcio Paulino
• 14h – Pigmaleão – Elefanteatro – CAT em direção à Praça Tiradentes
• 20h – No Centro da Margem – Ovorini Carpintaria Cênica – Teatro Redenção
20 de novembro – quinta-feira
• 14h – Quarteirão Preto – Semana da Igualdade Racial – Praça Tiradentes
21 de novembro – sexta-feira
• 19h – Arte Brasil Seresteiro – Mestre Saúva, Dinilson Barbosa, Ailton de Castro, Naiara França, Conceição Oliveira, Selci e Sandra Raiff – Feirinha do Centro
• 20h – A Arte Salva – Tupinambá Autorretrato – Exposição – Casa da Cultura
• 20h – Tem Som na Feira – Marlon Barone – Feira do Bairro Cidade de Deus
22 de novembro – sábado
• 14h30 – Tem Dança na Boa – Expressar Sete Lagoas, Cia Jovem de Paraopeba, Espaço Corpo Drika Rezende, Escola de Dança Bálance, Grupo Cultura do Guetto – Antigo Zoológico (Lagoa da Boa Vista)
• 19h – Tem Viola na Feira – Orquestra Mineira de Viola e Sertão Brasil – Feirinha do Centro
23 de novembro – domingo
• 10h – Tem Som na Feira – Nanda Costa, Anderson e Renata, Irmãos Diniz – Feira do Bairro Nova Cidade
• 10h – Tem Criança na Boa – Coletivo Mão (RJ) e Bloco do Cercadinho – Feira da Lagoa Boa Vista
• 17h – Festa de Encerramento – Sete Lagoas 158 anos – DJ Johnny Brasilidades, Elite Samba, Lagum e Mumuzinho – Praça Dom Carlos Carmelo Mota (Feirinha do Centro)
Exposição permanente
Relembrança – Coletivo Interiorizar – Exposição fotográfica de 15 a 24 de novembro na Orla da Lagoa Paulino.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias

