A crise do novo coronavírus intensificou a presença das lojas na internet para manter a continuidade dos negócios, com isso, consumidores brasileiros passaram a fazer mais compras online depois do isolamento social.
Segundo o estudo “Novos Hábitos Digitais em Tempos de Covid-19”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Toluna, 61% dos clientes que compraram online durante a quarentena, aumentaram o consumo de produtos devido ao isolamento e que esse novo hábito deve continuar depois da pandemia.
De acordo com o levantamento, em 46% dos casos esse aumento foi superior a 50%. O destaque foi para a compras de alimentos e bebidas para consumo imediato, que cresceram 79%. Entre as categorias mais consumidas também estão cosméticos com 31%, livros 26% e vestuário 23%.
“Os consumidores estão cientes do risco de contaminação ao sair de casa e por isso, ainda que saiam às ruas para comprar itens essenciais, têm apresentado um comportamento mais digital, usando apps para compra e pagamento, por exemplo”, analisou o presidente da SBVC, Eduardo Terra.
O levantamento também mostra que, devido ao aumento da demanda no comércio online, os prazos para entrega aumentaram, com 69% dos consumidores notaram prazos mais longos e 57% considerando esse aumento aceitável. Pelo menos 11% dos consumidores deixaram de comprar devido ao prazo de entrega.
Os resultados da pesquisa afirmam que, depois de experimentarem o comércio eletrônico em novas categorias, os consumidores brasileiros indicam que estão mudando o comportamento de consumo, com 52% dos entrevistados comprando mais em sites e aplicativos durante a quarentena e 70% que pretendem continuar comprando mais online do que faziam antes da covid-19.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias