Com a participação de milhares de cidadãos, numa disputa acirrada, a opção eleita ganhou com 52% dos votos. A marca vencedora foi inspirada no 7L, um símbolo já muito utilizado, e na frase em latim que acompanha o brasão do município, “Ad Altiora Nata” (Nascida para o Alto).
A marca foi desenvolvida pelo Instituto de Design Inovação e Tecnologia (IDIT), através de um longo trabalho de Place Branding, que começou em maio de 2019, numa demanda do Grupo UAI, financiada pelo SEBRAE, e seguiu com workshops, palestras, entrevistas e reuniões envolvendo empresários, artistas, profissionais da comunicação, entidades representativas, grupos empresariais, Sebrae, Sicoob Credisete, Prefeitura e Câmara Municipal.
“Sete Lagoas saiu na frente e está inovando. Muito comum na Europa e em países mais desenvolvidos, no Brasil ainda é pouco comum que cidades possuam sua própria marca”, elogia a diretora do IDIT, Gisella Teixeira.
Importante ressaltar que não se trata de uma marca de administração pública, que será substituída a cada nova gestão. É uma marca da cidade de Sete Lagoas, assim como grandes destinos mundiais também possuem a sua: Nova Iorque (EUA), Amsterdã (HOL), Porto (POR), Madrid (ESP).
A marca eleita será protegida por um projeto de Lei Municipal e será de livre utilização por parte das empresas, produtores de eventos e entidades públicas e privadas locais.
A importância de uma marca
Durante o processo de construção e votação, muitas pessoas perguntaram o porquê desta iniciativa e para que serve a marca de uma cidade. Para entender melhor, basta pensar na marca da empresa onde você trabalha, na escola onde você estuda ou estudou, nas lojas, produtos e serviços que você admira. Como seria se eles não tivessem uma marca?
É prazeroso quando você passa por um evento importante e vê entre os apoiadores a marca da sua empresa ou de uma instituição que o representa. Você não se sente pertencente àquela iniciativa?
Marcas servem também para se destacar no mercado. Não é à toa que grandes marcas, independente do mercado e perfil do público consumidor, como Coca Cola, Havaianas, Nike, Harley Davidson, Apple, BMW, NY e outras tantas despertem desejos e admiração por todo o mundo. Seria impossível canalizar esses sentimentos se não houvesse uma marca que os simbolizasse.
Com a criação de uma marca, fica mais fácil para que Sete Lagoas possa se destacar no mercado estadual e nacional, resgatar e fomentar a autoestima da população, despertar o sentimento de orgulho e pertencimento, atrair e reter talentos, turistas e negócios.
Por Marcelo Paiva
Sete Lagoas Notícias