O mercado aguardava ansioso a apresentação do Renault Kwid. Ao ser revelado, o modelo da montadora francesa foi apresentado como o SUV dos compactos, afinal tem a maior altura do solo do que quando comparado com os concorrentes Fiat Moby e Volkswagen Up!. Além disso, o compacto da Renault possui ângulo de ataque com 24º e de saída com 40º, números melhores que de muitos SUVs, como o Ecosport, por exemplo.
Por fora, o Kwid tem carroceria que lembra um SUV compacto com carroceria com 3.60 metros, o que faz com que o espaço interno seja adequado para quatro ocupantes, mas com os dois ocupantes raspando o cotovelo um no outro e, na traseira, que o espaço do meio seja ocupado por apenas uma criança.
O carro possui acabamento honesto, ou seja, com o uso de plástico rígido, mas sem rebarbas. Os bancos possuem tecido no centro da peça e imitação de couro nas laterais, além disso têmencosto de cabeça integrado ao encosto para as costas, uma tendência em modelos que têm como atrativo a economia. O carro além do duplo airbag na dianteira, possui bolsas de proteção na lateral nos bancos, como item de série em todas as versões.
No banco traseiro o assoalho é quase plano, ou seja, tem o túnel central diminuto e o Kwid ainda conta com Isofix, além de cinto de três pontos para os passageiros das laterais. No meio o cinto de segurança é abdominal, mas o carro oferece encosto de cabeça para todos os ocupantes.
O porta-malas é o maior da categoria e comporta 290 litros. O painel de instrumentos possui iluminação permanente, conta giros localizado a esquerda da peça, velocímetro ao centro e do lado direito, marcador de gasolina e computador de bordo.
A direção é elétrica, com volante pequeno e com boa empunhadura. No centro, estão localizados a central multimídia, com câmera de ré, media nav e, abaixo, estão os botões para a abertura elétrica dos vidros dianteiros, travamento das portas, que não travam sozinhas quando o carro está em movimento.
Os outros botões são do pisca alerta e do desembaçador traseiro. Abaixo está localizado o ar condicionado, com apenas uma temperatura. Outro ponto de destaque no interior do Kwid são os conhecidos “pinos”, abandonados pelas montadoras há muitos anos.
Motor pequeno, mas eficiente
Visto de frente, a palheta única, mas com braço duplo, localizada no centro do para brisa chama a atenção. O motor 1.0 flex, ainda com tanquinho para partida a frio, tem até 70 cavalos de potência a 5.500 rpm e 9,8 kgfm a 4.250 rpm, com fôlego suficiente para empurrar bem o carro até mesmo nas estradas. Mas quando carregado exige reduções constantes das marchas. Fato justificado pelo uso de comando de válvula simples utilizado no motor 1.0 SCe do Kwid. No Sandero é variável na admissão. Tudo em nome da contenção de custos.
No consumo o carro agrada, fazendo 13,1 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada. A direção elétrica é bem calibrada em baixas velocidades, o que facilita nas manobras na hora de estacionar.
O câmbio de cinco velocidades tem curso curto e os engates algumas vezes são duros. A suspensão é rígida, o que deixa o Kwid estável em altas velocidades, mesmo com baixo peso, apenas 798 quilos.
Em compensação, as irregularidades do asfalto são transmitidas para a cabine e quando o carro passa por buracos, além disso a batida seca é transmitida para o interior do compacto.
Os discos de freio são sólidos na dianteira, em vez de ventilados. As rodas de ferro, aro 14, são presas por três parafusos, e utilizam calotas que mais parecem rodas de liga leve. Os pneus são 165/70. O preço da versão de entrada (Life) é R$ 29.990, a intermediária (Zen) custa R$ 36.490 e a topo de linha (Intense + Pacote Connect) R$ 40.490.
Ficha técnica
Motor
Dianteiro, transversal, 3 cil. em linha, 1.0, 12V, comando duplo (sem variação de fase), injeção multiponto
Potência
70/66 cv a 5.500 rpm
Torque
9,8/9,4 kgfm a 4.250 rpm
Câmbio
Manual de 5 marchas e tração dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão
Indep. McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios
Discos sólidos (diant.) e tambores (tras.)
Pneus
165/70 R14
Dimensões
Compr.: 3,68 m
Largura: 1,57 m
Altura: 1,47 m
Entre-eixos: 2,42 m
Tanque: 38 litros
Porta-malas: 290 litros (fabricante)
Peso: 798 kg
Garantia: 3 anos
Revisões
10 mil km: R$ 349
20 mil km: R$ 349
30 mil km: R$ 349
Preço da versão avaliada: R$ 40.490
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