Em tempos de racionamento de combustíveis, nada como relembrar algumas dicas valiosas para economizar e evitar idas aos postos com filas a perder de vista. Acompanhe a seguir o que é verdade e o que é mito quando o assunto é economia de combustível.
1. “O ar-condicionado ligado aumenta o consumo”.
Verdade. O dispositivo de ar-condicionado ligado, com o carro em baixa velocidade, tende a aumentar o consumo de combustível. Isso porque o motor precisa de mais energia para fazer o resfriamento do ar e manter a velocidade do carro.
2. “Deixar o carro na banguela ajuda a economizar combustível”.
Mito. Esse é o mais clássico e o maior mito sobre a economia de combustível. Deixar o carro em ponto morto não ajuda a diminuir o consumo, ainda mais em tempos de injeção eletrônica, e ainda pode causar acidentes.
3. “Manter a calibragem correta dos pneus evita o consumo excessivo”.
Verdade. Calibrar os pneus na pressão correta evita o consumo excessivo de combustível. Quando os pneus estão murchos, o motor precisa fazer mais força para mover o carro, porque há um aumento do atrito com o chão. E se a pressão estiver mais alta que o recomendado, pode diminuir a estabilidade do veículo.
4. “Manter o tanque na reserva reduz a economia de combustível”.
Mito. O motor do carro não aumenta ou diminui o consumo porque o combustível está baixo. Quando está na reserva, o marcador parece abaixar mais rapidamente. Essa é uma sensação causada somente pela boia no tanque, mas não pelo consumo.
5. “O uso de gasolina aditivada interfere na economia”.
Mito. O tipo de combustível não altera o consumo do veículo, ele apenas possui componentes que ajudam a manter o motor limpo e eficiente. Na prática, a gasolina aditivada aumenta a vida útil do motor.
6. “Manter o veículo em velocidade constante economiza o consumo”.
Verdade. Manter o carro a uma velocidade constante ajuda a economizar combustível, já que o motor não precisa fazer tanto esforço para retomar a velocidade. Freadas e/ou aceleradas bruscas necessitam de mais energia, por isso aumentam o consumo.
Saiba a diferença entre um modelo elétrico e um híbrido
Com a crise dos combustíveis, surgiram muitos memes na internet demonstrando as vantagens dos modelos elétricos e até mesmo dos híbridos, que também precisam de gasolina para fazer o motor a combustão funcionar e recarregar as baterias, mas são bem mais econômicos do que os carros movidos apenas pelo propulsor a combustão.
Híbrido, plug-in e elétrico.
A seguir conheça a diferença entre esses dois tipos de motores.
· O híbrido, como o Toyota Prius, é um veículo que combina um motor a gasolina e um motor elétrico alimentado a bateria. Ao rodar, o carro muda automaticamente entre os dois, para oferecer a melhor eficiência e desempenho.
· Já um híbrido plug-in, como o BMW i8, é um veículo similar ao híbrido, mas com a opção de ser recarregado na tomada. Em baixa velocidade, ambos podem rodar no modo elétrico, o que significa menos paradas no posto de combustível. Se carregado, esse não entraria nas filas para comprar gasolina.
· Um carro totalmente elétrico, como o Chevrolet Bolt, que a Chevrolet tem o objetivo de comercializar no Brasil a partir de 2019. O modelo é alimentado exclusivamente por uma bateria recarregável. Ou seja, não precisa de uma gota de gasolina e produz zero emissões de CO2, esse sim, não entraria na fila dos postos de combustíveis.
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