Fábrica da GM recebe prêmio de sustentabilidade e apresenta o Bolt à imprensa especializada
Inaugurada em julho de 2000, a unidade de Gravataí-RS da General Motors Mercosul recebeu a Certificação Internacional Energy Star. A certificação, concedida pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (U.S Environmental Protection Agency), destaca mundialmente as empresas que reduziram o consumo energético em 10% num período de cinco anos e são referência na utilização de recursos naturais.
Em números exatos, a fábrica reduziu o consumo de energia em 10,2%, economia equivalente ao consumo de energia de cerca de 9.550 residências durante o período de um ano.
Essa é a segunda vez que a unidade localizada no Sul do Brasil recebe a certificação, a primeira foi referente ao período entre 2009/2013.
União de todos
Com foco na sustentabilidade, a fábrica de Gravataí segue os parâmetros e padrões de qualidade como manter uma área de preservação de 50,3 hectares anexa ao complexo. Além disso, a fábrica se tornou a primeira da companhia no país a reciclar 100% dos resíduos industriais gerados a partir do seu processo produtivo, por meio da implementação do Programa Zero Aterro (LandfillFree).
Para atingir a meta, a fábrica implementou uma série de ações em diversas áreas e etapas da produção da unidade gaúcha, como por exemplo, desligamentos programados de energia elétrica, substituição dos queimadores da pintura de veículos e melhorias na iluminação interna e externa. Dessa forma, a planta de Gravataí se mantém como referência global dentro da companhia em relação à sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Modelo único
No evento no qual estiveram presentes representantes de diversos setores da fábrica, incluindo o Diretor-Geral do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (CIAG), Luis Mesa, os jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer e fazer um test-drive Bolt.
A imprensa especializada teve uma breve experiência ao dirigir o único exemplar existente no Brasil. A carroceria do primeiro carro elétrico de grande volume montadora tem dimensões semelhantes às do Fit e muita tecnologia embarcada.
Desde o final de 2017, quem compra o modelo disponível no mercado norte-americano por US$ 38 mil adquire um EV, Eletric Vehicle, que tem como autonomia total de 383 km com as baterias de lítio cheias. As células de energia estão dispostas em 288 células divididas em três conjuntos instalados sob o assoalho, com capacidade para armazenar 60 kWh (quilowatt-hora).
Utilizando como referência um morador que roda 60 km por dia, em média, o proprietário terá autonomia para dois ou três dias com uma carga completa. Em tomadas de 220/240 Volts, a bateria carrega 40 km a cada uma hora, ou seja, a carga completa leva aproximadamente nove horas.
Outra solução é o sistema de recarregamento rápido, que permite “reabastecer” 144 km a cada 30 minutos ou 80% da carga em 60 minutos. Em tomadas de 110/120 volts, as baterias do Bolt são carregadas 6,4 km a cada uma hora na tomada.
Freio regenerativo
A medida que o motorista dirige o Bolt os números do monitor de consumo mostravam o contrário, ou seja, em congestionamentos, quando se utiliza os freios, o sistema de recuperação de energia faz a diferença. Ou seja, nota-se que o Bolt ganha alguns quilômetros de carga. Cada pisada no pedal do freio (ou usando a borboleta do freio-motor localizada atrás do volante), o sistema de regeneração enviava energia cinética às baterias.
Por dentro o quadro de instrumentos possui uma tela digital que reforça a modernidade do Bolt, enquanto a tela multimídia de 10,2 polegadas se conecta com celulares, via Android Auto e CarPlay, além de permitir configurar dezenas de funções do carro.
O espelho retrovisor interno é capaz de se transformar em uma câmera de ré que ainda possibilita visões do Bolt em vários ângulos. O Bolt, como todo elétrico, é silencioso, possui uma potência de 202 cavalos e torque de 36,7 mkgf, disponível a partir que o carro é ligado.
O compacto arranca com disposição e faz de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e existe ainda o modo Sport que pode ser acionado por um botão no painel, que deixa o Bolt mais “esportivo”, mas reduz a autonomia da bateria.
O câmbio funciona de forma contínua e possui a opção One Drive Pedal, acionado na posição "L" da alavanca. Esse modo dispensa o pedal do freio, ou seja, basta liberar o acelerador para o Bolt começar a frear e recarregar a bateria.
FICHA TÉCNICA
Motor: elétrico, a baterias de íons de lítio com 3 conjuntos, 288 células e 60 kWh
Potência: 202 cv
Torque: 36,7 kgfm
Câmbio: Automático direto (sem relação de marchas), tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.) e sólidos (tras.)
Pneus: 215/50 R17, liga leve
Dimensões: Compr. 4,16 m; Largura 1,76 m; Altura 1,59 m; Entre-eixos 2,60 m
Peso do pacote de baterias: 435 kg
Porta-malas: 478 litros
Peso: 1.625 kg
Central multimídia: 10,2 pol., sensível ao toque
Garantia do pacote de baterias: 8 anos ou 160 mil km.
Aceleração 0-100 km/h: 6,5 segundos
Autonomia da bateria: 383 km
Preço nos EUA: US$ 38.000
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